VIVIAN, Ellen Cristine Prestes
Ensino-aprendizagem de Astronomia na cultura surda: um olhar de uma física educadora bilíngue
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2018. 397p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: André Ary Leonel).
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Resumo |
Nesta pesquisa temos como objetivo: ―Elaborar e analisar estratégias didático-metodológicas
que perpassam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de Física, considerando o
estudo de Astronomia na educação de alunos surdos ou deficientes auditivos‖. O intuito é de
responder o seguinte problema de pesquisa: ―Quais estratégias didático-metodológicas
perpassam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de Física considerando o
estudo de Astronomia para alunos surdos ou deficientes auditivos?‖ Neste viés, a investigação
fluiu em três fases. Na primeira fase realizamos uma revisão bibliográfica, em três dos
maiores eventos nacionais da área do ensino de Ciências e de Física, com a finalidade de
investigar o ensino-aprendizagem de Física para surdos no Brasil. Na segunda fase
elaboramos e implementamos um minicurso, com a intenção de investigar a percepção e
aceitação de surdos e ouvintes sobre a importância da Astronomia na educação de surdos. A
terceira fase envolveu a construção e implementação de uma sequência didática. Esta
sequência considerou uma transposição didática bilíngue e intercultural para o ensino-
aprendizagem de Astronomia, enfatizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e cultura
surda; aliado ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a
construção da linguagem científica. Esta pesquisa foi realizada pela professora-pesquisadora
enquanto Física Educadora Bilíngue. Quanto aos objetivos, classificamos esta pesquisa como
descritiva e explicativa; de cunho qualitativo. Com base nos seus procedimentos técnicos,
pelo envolvimento da própria prática e a imersão com o meio de pesquisa, a definimos como
uma pesquisa-ação reflexiva. Nos apropriamos da análise de conteúdo como metodologia para
discussões dos resultados e análises. Com a investigação emergiram três categorias: i-
Astronomia e Libras: A construção do pensamento e da linguagem científica; ii- Recursos
didático-metodológicos e tecnológicos: adaptação e acessibilidade; iii- Desafios e
Potencialidades: Das estratégias as superações. Das reflexões e discussões podemos apontar
que para alunos surdos a visualização é parte marcante no seu processo de interação com o
meio. Neste caminho, a articulação entre Libras, cultura surda, Astronomia e TDIC com a
criação e divulgação de sinais para área possui grande potencial para aproximação de
educadores e educandos com os conceitos científicos. Ressaltamos que o propósito desta
pesquisa foi aproximar a Astronomia para que esses sujeitos pudessem sentir que estamos no
universo e que podemos questioná-lo, estudá-lo e vivenciá-lo. Com isso, as explorações
realizadas configuraram-se como estratégias fundamentais para que as educandas do grupo
investigado assumissem uma postura mais crítica emergente às questões relacionadas à
Astronomia, e atuassem como Astrônomas, investigando o universo.
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Palavras-chave |
Ensino-Aprendizagem de Física, Astronomia, Libras, Cultura Surda, TDIC.
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Abstract |
In this research, we have as the objetive: ―The elaboration and analysis of didactic-
methodological strategies that pass through and potentiate the teaching-learning process of
Physics, considering the study of Astronomy in the education of deaf or hearing impaired
students‖. The intention is to answer the following research problem: ―Which didactic-
methodological strategies pass through and potentiate the Physics teaching-learning process
considering the study of Astronomy for students who are deaf or hearing impaired‖. With this
inclination, the study had three phases. In the first phase, we conducted a literature review, in
the three of the largest national events in the area of Science and Physics Education, with the
purpose of investigating the Physics teaching-learning process for the deaf in Brazil. The
second phase, we elaborated and implemented a short course, with the intention of
investigating the perception and acceptance by the deaf and the hearing around the importance
of Astronomy in the education of the deaf. The third phase encompassed the construction and
implementation of a didactic sequence. This sequence considered a bilingual and intercultural
didactic transposition for the teaching-learning of Physics, emphasizing Brazilian Sign
Language (Libras) and deaf culture; combined with the use of Digital Information and
Communication Technology (DICT) for the construction of scientific language. This study
was conducted by the teacher-researcher as a Bilingual Physicist-Educator. The qualitative
research was descriptive and explanatory. Given its technical procedures, the involvement of
practice, and the immersion within the means of research, we defined it as reflexive action
research. Content analysis was used as methodology for the discussion of results and
analyses. In the investigation, three categories emerged: i- Astronomy and Libras: The
construction of thought and of scientific language; ii- Didactic-methodological and
technological resources: adaptation and accessibility; iii- Challenges and Potentialities: From
strategies to overcoming difficulties. Through reflections and discussions, we can note that,
for deaf students, visualization takes on a prominent role in their process of interaction with
the environment. In this direction, linking Libras, deaf culture, Astronomy and DICT to the
creation and dissemination of signs for the area shows great potential for bringing educators
and the educated closer to scientific concepts. It is material to underscore that the purpose of
this research was to make Astronomy more appreciable for these subjects so that they can feel
that we are in the universe and that we can question, study and experience it. Thus, the
explorations undertaken can be understood as fundamental strategies so that the students of
the investigated group could take on a more critical perspective, emerging from the issues
surrounding Astronomy, and could work as Astronomers, investigating the universe.
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Keywords |
Teaching-Learning Physics, Astronomy, Libras, Deaf Culture, DICT.
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Nível |
Mestrado
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