Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do Software Geogebra aliado à modelagem matemática

MELO, Enaldo Vieira de
Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do Software Geogebra aliado à modelagem matemática
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2016. 153p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elton Casado Fireman).

Resumo A presente pesquisa qualitativa, delineado por um estudo de caso com pesquisa participante, analisou as contribuições da utilização do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno, à luz da Aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado com 18 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Marechal Deodoro, Alagoas. A investigação foi regida por uma sequência didática de ensino, produto desta dissertação, na qual foi trabalhado o software e aplicada a Modelagem Matemática dos fenômenos periódicos usando o mesmo. Os resultados da pesquisa mostraram que uso do software Geogebra otimizou o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas; foi possível utilizar a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino para a aprendizagem das funções seno e cosseno; os discentes compreenderam o comportamento de cada um dos parâmetros a, b, c e d das funções f(x)=a+bsen(cx+d) e g(x)=a+bcos(cx+d). O estudo tem como principal contribuição, a conexão realizada pelos estudantes entre o conteúdo de funções trigonométricas e o cotidiano, através de sua aplicação na previsão de fenômenos periódicos (altura da maré e fases lunares), entendendo ainda a importância deste assunto para outras áreas do conhecimento, como física, astronomia, biologia e medicina, obtendo assim, uma Aprendizagem Significativa.
Palavras-chave Ensino-Aprendizagem, Geogebra, Modelagem Matemática, Funções Trigonométricas.
Abstract This qualitative research, outlined by a case study with participatory research, analyzed the contributions using the Geogebra software combined with Mathematical Modelling in the teaching-learning trigonometric sine and cosine functions in the light of Meaningful Learning. The study was done with 18 students of the second year of high school in a public school in the municipality of Marechal Deodoro, Alagoas. The investigation was conducted by a didactic sequence of education, product of this work, which was worked the software and applied the mathematical modeling of periodic phenomena using the same. The survey results showed that use of the Geogebra software optimized the teaching and learning of trigonometric functions; We could use mathematical modeling as a teaching methodology for learning the sine and cosine functions; the students understand the behavior of each of the parameters a, b, c and d of the functions f (x)=a+bsin(cx + d) and g(x)=a+bcos(cx+d). The study's main contribution, the connection made by students between the content of trigonometric functions and daily life through its application in predicting periodic phenomena (high tide and lunar phases), also understanding the importance of this issue to other areas of knowledge, such as physics, astronomy, biology, and medicine, thereby obtaining a meaningful learning.
Keywords Teaching and Learning, Geogebra, Mathematical Modeling, Trigonometric functions.