Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos

ALBUQUERQUE, Odimar Gondim de
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2018. 87p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Oliveira da Costa Pires).

Resumo O entendimento das ondas eletromagnéticas possui uma representatividade signicativa na vida contemporânea. Como exemplo, a física das ondas eletromagnética dene diversos tipos de radiação: Radiação UV, radiação IV, visível, ondas de rádio etc. Em especial, sabe- se que a radiação UV é perigosa à saúde da pele e dos olhos e diversos produtos comerciais foram desenvolvidos am de proteger dos danos caso haja uma exposição excessiva a essa radiação. Apesar dessa importância, o ensino de ondas no ensino médio está dissociado do cotidiano do aluno. Nesse cenário, propomos um produto educacional que aborda, de forma dialógica, os perigos da radiação UV utilizando dos conceitos de ondas no ensino médio. Esse produto consiste de uma sequência de aula e um experimento de detecção de radiação UV por um sensor eletrônico conectado a uma plataforma Arduíno. Para o desenvolvimento das sequências de aulas, escolhemos como metodologia de aprendizagem os Três Momentos Pedagógicos por propiciar a problematização do assunto em sala de aula. O produto foi aplicado em duas turmas do ensino médio de duas escolas de realidade social distintas na cidade de Barueri. O relato de experiência de produto nas turmas, bem como a avaliação, estão contidas nessa dissertação.
Palavras-chave Ensino de física, Radiação UV, Três momentos pedagógicos
Abstract The understanding of electromagnetic waves has a signicant representation in contem- porary life. As an example, electromagnetic wave physics denes several types of radiation: UV radiation, IR radiation, visible, radio waves, etc. In particular, it is known that UV radiation is dangerous to skin and eye health and various commercial products have been developed to protect against damage if there is excessive exposure to that radiation. Despite this importance, the teaching of waves in high school is dissociated from the daily life of the student. In this scenario, we propose an educational product that approaches, in a dialogical way, the dangers of UV radiation using the concepts of waves in high school. This product consists of a class sequence and a UV radiation detection experiment by an electronic sensor connected to an Arduino platform. For the development of the sequences of classes, we chose as a learning methodology the Three Pedagogical Moments for propitiating the problem of the subject in the classroom. The product was applied in two high school classes of two distinct social reality schools in the city of Barueri. The report of product experience in the classes, as well as the evaluation, are contained in this dissertation.
Keywords Physics learning, UV radiation, Three pedagogical moments methodology