ALBUQUERQUE, Odimar Gondim de
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2018. 87p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Oliveira da Costa Pires).
|
Resumo |
O entendimento das ondas eletromagnéticas possui uma representatividade signicativa
na vida contemporânea. Como exemplo, a física das ondas eletromagnética dene diversos
tipos de radiação: Radiação UV, radiação IV, visível, ondas de rádio etc. Em especial, sabe-
se que a radiação UV é perigosa à saúde da pele e dos olhos e diversos produtos comerciais
foram desenvolvidos am de proteger dos danos caso haja uma exposição excessiva a essa
radiação. Apesar dessa importância, o ensino de ondas no ensino médio está dissociado do
cotidiano do aluno. Nesse cenário, propomos um produto educacional que aborda, de forma
dialógica, os perigos da radiação UV utilizando dos conceitos de ondas no ensino médio.
Esse produto consiste de uma sequência de aula e um experimento de detecção de radiação
UV por um sensor eletrônico conectado a uma plataforma Arduíno. Para o desenvolvimento
das sequências de aulas, escolhemos como metodologia de aprendizagem os Três Momentos
Pedagógicos por propiciar a problematização do assunto em sala de aula. O produto foi
aplicado em duas turmas do ensino médio de duas escolas de realidade social distintas na
cidade de Barueri. O relato de experiência de produto nas turmas, bem como a avaliação,
estão contidas nessa dissertação.
|
Palavras-chave |
Ensino de física, Radiação UV, Três momentos pedagógicos
|
Abstract |
The understanding of electromagnetic waves has a signicant representation in contem-
porary life. As an example, electromagnetic wave physics denes several types of radiation:
UV radiation, IR radiation, visible, radio waves, etc. In particular, it is known that UV
radiation is dangerous to skin and eye health and various commercial products have been
developed to protect against damage if there is excessive exposure to that radiation. Despite
this importance, the teaching of waves in high school is dissociated from the daily life of the
student. In this scenario, we propose an educational product that approaches, in a dialogical
way, the dangers of UV radiation using the concepts of waves in high school. This product
consists of a class sequence and a UV radiation detection experiment by an electronic sensor
connected to an Arduino platform. For the development of the sequences of classes, we chose
as a learning methodology the Three Pedagogical Moments for propitiating the problem of
the subject in the classroom. The product was applied in two high school classes of two
distinct social reality schools in the city of Barueri. The report of product experience in the
classes, as well as the evaluation, are contained in this dissertation.
|
Keywords |
Physics learning, UV radiation, Three pedagogical moments methodology
|
Nível |
Mestrado
|