VIEIRA, Petrus Emmanuel Ferreira
Ensino de aprendizagem de Astronomia com o Scratch
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2016. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lázara Silveira Castrillo).
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Resumo |
Esta pesquisa tem como propósito explorar as Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) para o ensino e aprendizagem de Astronomia no Ensino Básico,
com ênfase no uso de uma linguagem de programação gratuita chamada SCRATCH. O
trabalho é conduzido, prioritariamente, segundo a teoria de aprendizagem de D. Bob
Gowin e à luz da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de D.
Delizoicov. O uso das TDIC é discutido mediante consulta às orientações e diretrizes
educacionais para o ensino básico, sendo ressaltado o seu potencial como objeto
educacional facilitador do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de
Astronomia. Enfatiza-se o uso do SCRATCH no tratamento de conceitos básicos
relativos a Astronomia, como as estações do ano, os solstícios e equinócios, etc, com o
objetivo de preparar os alunos do ensino básico para a Olimpíada Brasileira de
Astronomia e Astronáutica (OBA), para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e
para situações cotidianas em que os conhecimentos astronômicos são úteis. São
analisadas as razões que fazem da Astronomia uma ciência abordada precariamente no
ensino básico, como a má formação inicial de professores, a carência de material
didático apropriado e a disseminação de concepções alternativas. Foram criadas
simulações computacionais com o SCRATCH para serem utilizadas pelos professores de
Física e Ciências do Ensino Básico. Questionários pré e pós-teste realizados com os
alunos serviram para identificar a aquisição dos conhecimentos selecionados sobre
Astronomia, a partir do uso do SCRATCH.
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Palavras-chave |
Astronomia. TDIC. SCRATCH.
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Abstract |
This research aims to explore the Information and Communication Digital Technologies
(ICDT) for teaching and learning of Astronomy in basic education, with emphasis on
the use of a free programming language called SCRATCH. The work is conducted
primarily according to the theory of learning of D. Bob Gowin and in the light of the
methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM) of D. Delizoicov. The use of
TDIC is discussed through consultation the orientations and educational guidelines for
basic education, being emphasized its potential as educational object facilitator of the
teaching and learning process in astronomy discipline. It emphasizes the use of
SCRATCH in treating of basic concepts of astronomy, such as the seasons, the solstices
and equinoxes, etc., with the goal of prepare students of basic education for the
Brazilian Olympiad of Astronomy and Astronautics (OBA), for the National Secondary
Education Examination (ENEM) and for everyday situations in which the astronomical
knowledge are useful. The reasons that make astronomy a science dealt precariously in
basic education, such as bad initial teacher training, the lack of appropriate teaching
materials and dissemination of alternative conceptions are analyzed. Computer
simulations were created with SCRATCH to be utilized by teachers of Physics and Basic
Education Sciences. Questionnaires pre and post-test conducted with students served to
identify the acquisition of knowledge about astronomy selected from the use of
SCRATCH.
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Keywords |
Astronomy. ICDT. SCRATCH.
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Nível |
Mestrado
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