Ensino de aprendizagem de Astronomia com o Scratch

VIEIRA, Petrus Emmanuel Ferreira
Ensino de aprendizagem de Astronomia com o Scratch
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2016. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lázara Silveira Castrillo).

Resumo Esta pesquisa tem como propósito explorar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino e aprendizagem de Astronomia no Ensino Básico, com ênfase no uso de uma linguagem de programação gratuita chamada SCRATCH. O trabalho é conduzido, prioritariamente, segundo a teoria de aprendizagem de D. Bob Gowin e à luz da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de D. Delizoicov. O uso das TDIC é discutido mediante consulta às orientações e diretrizes educacionais para o ensino básico, sendo ressaltado o seu potencial como objeto educacional facilitador do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Astronomia. Enfatiza-se o uso do SCRATCH no tratamento de conceitos básicos relativos a Astronomia, como as estações do ano, os solstícios e equinócios, etc, com o objetivo de preparar os alunos do ensino básico para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para situações cotidianas em que os conhecimentos astronômicos são úteis. São analisadas as razões que fazem da Astronomia uma ciência abordada precariamente no ensino básico, como a má formação inicial de professores, a carência de material didático apropriado e a disseminação de concepções alternativas. Foram criadas simulações computacionais com o SCRATCH para serem utilizadas pelos professores de Física e Ciências do Ensino Básico. Questionários pré e pós-teste realizados com os alunos serviram para identificar a aquisição dos conhecimentos selecionados sobre Astronomia, a partir do uso do SCRATCH.
Palavras-chave Astronomia. TDIC. SCRATCH.
Abstract This research aims to explore the Information and Communication Digital Technologies (ICDT) for teaching and learning of Astronomy in basic education, with emphasis on the use of a free programming language called SCRATCH. The work is conducted primarily according to the theory of learning of D. Bob Gowin and in the light of the methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM) of D. Delizoicov. The use of TDIC is discussed through consultation the orientations and educational guidelines for basic education, being emphasized its potential as educational object facilitator of the teaching and learning process in astronomy discipline. It emphasizes the use of SCRATCH in treating of basic concepts of astronomy, such as the seasons, the solstices and equinoxes, etc., with the goal of prepare students of basic education for the Brazilian Olympiad of Astronomy and Astronautics (OBA), for the National Secondary Education Examination (ENEM) and for everyday situations in which the astronomical knowledge are useful. The reasons that make astronomy a science dealt precariously in basic education, such as bad initial teacher training, the lack of appropriate teaching materials and dissemination of alternative conceptions are analyzed. Computer simulations were created with SCRATCH to be utilized by teachers of Physics and Basic Education Sciences. Questionnaires pre and post-test conducted with students served to identify the acquisition of knowledge about astronomy selected from the use of SCRATCH.
Keywords Astronomy. ICDT. SCRATCH.