Ensino de Astronomia: guia de utilização de um binóculo para observações de sistemas binários de estrelas

RODRIGUES, Ricardo Antônio da Silva
Ensino de Astronomia: guia de utilização de um binóculo para observações de sistemas binários de estrelas
Belo Horizonte/MG, Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMG, 2016. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lev Vertchenko).

Resumo Neste trabalho desenvolvemos um guia de astronomia para observação de sistemas binários de estrelas, que apresenta conceitos básicos de física, como processos de captação de luz e poder de resolução de sistemas de lentes. O trabalho baseia-se na teoria interacionista de Vigotsky com o objetivo de motivar e estimular um observador para possível utilização deste instrumento como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem. O guia consiste de uma série de procedimentos que permitirão ao leitor ter maior entendimento sobre o uso do binóculo e do software do tipo carta celeste stellarium, em uma noite de observação de sistemas binários de estrelas. O guia foi aplicado a um grupo de oito professores de física que atuam nos níveis de ensino médio e superior. Foi solicitado aos mesmos que utilizassem deste para uma possível observação astronômica e que realizassem a avaliação posterior do produto. A análise dos dados obtidos foi realizada com base no método de análise de conteúdo de Bardin (1977). O guia demonstrou ser eficaz como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em mais um recurso para profissionais da área de educação que tem por objetivo estimular o estudo da astronomia
Palavras-chave Astronomia;Binóculo;Ensino-Aprendizagem;Observação
Nível Mestrado