VASSOLER, Karina Lúcia de Freitas
Ensino de Astronomia na educação integral: reflexões e considerações sobre a formação de professores em curitiba - PR. Gestão 2013-2016
Curitiba/PR, Centro Universitário Internacional, UNINTER, 2017. 139p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Germano Bruno Afonso).
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Resumo |
A Astronomia é a ciência mais antiga de todas as ciências e exerce um fascínio em
adultos e crianças, também está presente no currículo escolar. Dessa forma, cabe ao
professor mediar essa aprendizagem em sua prática diária que vem sendo desafiada,
pois os estudantes estão cada vez mais imersos no mundo tecnológico. Assim, qual
a metodologia mais adequada para envolvê-los de maneira prazerosa e motivadora
na aprendizagem de conhecimentos astronômicos? Na busca por respostas a esse
questionamento, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a efetividade de
estratégias metodológicas para a reflexão sobre a prática docente na educação
integral, por meio da estruturação e promoção de um curso de formação continuada
tendo como temática o ensino da Astronomia. Para atender ao objetivo proposto,
alguns objetivos específicos foram traçados: a) revisar documentos e bibliografias
sobre prática docente no século XXI; b) descrever o processo de elaboração de jogos
de percurso com temáticas relacionadas à Astronomia e aplicação do curso de
formação continuada "Jogos de Astronomia nas práticas educativas da educação
integral"; c) indicar pontos norteadores para a formação continuada de professores da
educação integral no desenvolvimento de metodologias de ensino que favoreçam a
prática docente para a educação em Astronomia, a partir da perspectiva dos
professores participantes do curso. Para tanto, optou-se por uma abordagem
qualitativa, do tipo pesquisa-ação. O referencial teórico foi fundamentado em Moll et
al. (2012), Branco (2012), Kenski (2012), Brito e Purificação (2011), Perrenoud (2000),
Tardiff e Lessard (2013), Imbernón (2009; 2011), Langhi e Nardi (2015), Pinto (2005),
Bacich et al. (2015), sendo organizado de maneira que envolvesse prática docente,
educação integral, novas tecnologias e Astronomia. Os dados foram coletados em
dois momentos: primeiramente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as
responsáveis pela área de Ciências e Prática Educativa de Ciência e Tecnologias da
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. No segundo momento, foram aplicados
questionários com perguntas abertas aos professores participantes do curso. A partir
da análise dos dados coletados constatou-se que 59% dos participantes possuíam
formação inicial em Pedagogia. Mesmo que a Astronomia esteja presente nos
currículos escolares, 11% dos professores relatam não ter trabalhado com os
estudantes essa temática. E, apenas 5% já haviam participado de cursos de
Astronomia. Os jogos de percurso mostraram-se como uma ferramenta didática que
favoreceu a interação entre os participantes, o trabalho em equipe, proporcionando
momentos de pesquisa e troca de conhecimento durante as atividades realizadas nas
estações de aprendizagem (ensino híbrido). Esses dados reforçam a importância de
a formação continuada favorecer aos professores experiências práticas que sejam
ressignificadas de acordo com as necessidades de cada unidade escolar. Nesse
sentido, o jogo Trilha do Universo foi considerado como uma ferramenta lúdica que
favorece a educação astronômica.
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Palavras-chave |
Prática docente na educação integral, Ensino da Astronomia, Ensino híbrido, Gamificação, Jogos.
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Abstract |
Astronomy is the oldest science of all sciences and has a fascination in adults and
children, is also present in the school curriculum. In this way, it is up to the teacher to
mediate this learning in their daily practice that has been challenged, since students
are increasingly immersed in the technological world. So, what is the most appropriate
methodology to involve them in a pleasurable and motivating way in learning
astronomical knowledge? In the search for answers to this question, the present
research had as objective to analyze the effectiveness of methodological strategies for
the reflection on the teaching practice in the integral education, through the structuring
and the promotion of a course of continuous training having as thematic the teaching
of astronomy. To meet the proposed objective, some specific objectives were drawn:
a) To review documents and bibliographies on teaching practice in the 21st century; b)
Describe the process of elaboration of course games with topics related to astronomy
and application of the continuing education course "Astronomy games in the
educational practices of integral education"; c) To point out guiding points for the
continuing education of integral education teachers in the development of teaching
methodologies that favor the teaching practice for astronomy education, from the
perspective of the participating teachers of the course. For this, a qualitative, research-
action approach was chosen. The theoretical reference was based on Moll et al.
(2012), Branco (2012), Kenski (2012,) Brito and Purificação (2011), Perrenoud (2000)
Tardiff e Lessard (2013), Imbernón (2009; 2011), Langhi e Nardi (2015), Vieira Pinto
(2005), Bacich et al.(2015), being organized in a way that involved teaching practice,
integral education, new technologies and astronomy. The data were collect in two
moments: first, semi-structured interviews were carried out with those responsible for
the area of science and educational practice of science and technology of the Town
Department of Education of Curitiba. In the second moment, questionnaires with open
questions were applied to the teachers participating in the course. From the analysis
of the collected data, it was verify that 59% of the participants had initial training in
pedagogy. Even though astronomy is present in school curricula, 11% of teachers
report not having worked with students on this subject. And only 5% had already taken
part in astronomy courses. The course games were show as a didactic tool that favored
the interaction between the participants, the teamwork, providing moments of research
and knowledge exchange during the activities carried out in the learning stations
(hybrid teaching). These data reinforce the importance of continuing education to
provide teachers with hands-on experiences that are new meaning to the needs of
each school unit. In this sense, the game Track of the Universe was consider as a
playful tool that favors the astronomical education.
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Keywords |
Teaching practice in full-time education, Teaching of astronomy, Hybrid teaching, Gamification, Games.
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Nível |
Mestrado
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