ROCHA, Rafael Gomes Coelho da
Ensino de Astronomia na Perspectiva da Inclusão de Deficientes Visuais em Aulas de Física do Ensino Médio
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2016. 86p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lucia da Cruz de Almeida, Ruth Bruno).
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Resumo |
No Brasil, o ensino tradicional ainda se apresenta predominante nessa segunda década do
século XXI. Mesmo com os movimentos educacionais, a promulgação da Lei de Diretrizes e
Bases (LDB) de 1996, os documentos oficiais do Ministério da Educação e os resultados das
pesquisas que contribuem e sugerem uma formação voltada para a cidadania, a realidade das
salas de aula do Ensino Médio ainda se mostra ineficiente quando pensada nos conhecimentos
adquiridos pelos alunos em Ciências da Natureza. Nessa perspectiva, compartilhamos do
pensamento daqueles que defendem mudanças nas práticas educativas, de modo a colocar o
aluno como artífice da aprendizagem, favorecer a renovação dos conteúdos escolares e
proporcionar um ambiente propício à inclusão, com respeito e valorização às diferenças
individuais. Em relação ao ensino de Física, uma recomendação que há mais de duas décadas
vem sendo colocada é a inserção de conhecimentos de Física Moderna e Contemporânea
(FMC) como conteúdo escolar. Todavia, apenas a ampliação no conteúdo a ser ensinado não
se apresenta como solução. A questão reside no “como fazer”. Nas atuais diretrizes e
parâmetros curriculares para o ensino de Física, em relação à FMC, são sugeridos dois temas
estruturadores: Matéria e Radiação e Universo, Terra e Vida. Assim, optamos por um recorte
que privilegia a Astronomia, com o objetivo de elaborar e apresentar uma sequência didáticometodológica
para o ensino do tema a origem do Universo na perspectiva da inclusão de
deficientes visuais. Para tanto, a investigação foi pautada na busca de respostas às seguintes
questões: É viável o ensino de temas modernos e contemporâneos relacionados à Astronomia
e à Astrofísica, em uma perspectiva que leve em conta as especificidades dos deficientes
visuais? A abstração é um obstáculo ou um facilitador na proposição de estratégias e materiais
didáticos na perspectiva da inclusão de alunos cegos ou com baixa visão? Os resultados das
pesquisas em Ensino de Física juntamente com os pressupostos freireanos nos auxiliaram na
construção de resposta para a primeira questão. Para a elaboração da resposta à segunda
questão, além desses, usamos os dados colhidos em entrevistas semiestruturadas com 12
alunos, dentre os quais, videntes e deficientes visuais, da 1ª série do Ensino Médio de escolas
das redes pública e privada do Rio de Janeiro. O principal resultado da investigação é a
apresentação de uma sequência didático-metodológica para o ensino do tema origem do
Universo, embasada nos pressupostos freireanos – educação dialógica, problematizadora e
livre de preconceitos –. Mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de utilizar a sequência
didático-metodológica em uma classe do ensino regular com alunos videntes e deficientes
visuais, entendemos que a mesma se configura como uma contribuição para aqueles
professores que estão dispostos a mudanças em sua prática docente.
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Palavras-chave |
Ensino de Ciências, Paulo Freire, Educação Inclusiva, Tópicos de FMC, Deficiência Visual.
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Abstract |
In Brazil, the traditional teaching still presents predominant in this second decade of this
century. Even with the educational movements, the promulgation of the Lei de Diretrizes e
Bases (LDB) of 1996, the official documents of the Ministry of Education and the research
results which contribute and suggest oriented training for citizenship, the reality of classrooms
school still shows inefficiency when considering the knowledge acquired by students in
natural sciences. In this perspective, we share the thinking of those who advocate changes in
educational practices in order to place the student as architect of learning, encourage the
renewal of educational content and provide an environment conducive to inclusion, respect
and appreciation for individual differences. Regarding the teaching of physics, a
recommendation for more than two decades has been placed is the insertion of Modern and
Contemporary Physics (FMC) knowledge as a school subject. However, only the expansion in
the content being taught is not presented as a solution. The question lies in "how to do". In the
current guidelines and curriculum guidelines for teaching physics in relation to FMC, it is
suggested two structuring themes: Matter and Radiation and the Universe, Earth and life. So,
we chose a cut that favors Astronomy, in order to prepare and present a didacticmethodological
sequence to the subject of teaching the origin of the universe from the
perspective of inclusion of the visually impaired. Therefore, the research was based on the
search for answers to the following questions: Is it feasible teaching modern and
contemporary themes related to Astronomy and Astrophysics, in a perspective that takes into
account the specificities of visually impaired? Abstraction is an obstacle or a facilitator in
proposing strategies and materials in view of the inclusion of blind students and low vision?
The results of research in physics education along with the freirean assumptions helped in
building answer to the first question. For the preparation of the answer to the second question,
in addition, we use the data collected in semi-structured interviews with 12 students, among
which visual seers and disabled, from the 1st grade of high school of public and private
schools in Rio de Janeiro. The main result of research is the presentation of a didacticmethodological
sequence for teaching the topic origin of the universe, based on Freire's
assumptions - dialogic education, problematical and free from prejudices -. Even if we have
not had the opportunity to use the didactic-methodological sequence in a class of regular
education with seers and visually impaired students, we understand that it is configured as a
contribution to those teachers who are willing to change in their teaching practice.
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Keywords |
Science teaching, Paulo Freire, Inclusive education, FMC topics, Visual impairment
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Nível |
Mestrado
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