Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola

BARTELMEBS, Roberta Chiesa
Porto Alegre/RS, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2016. 535p. Tese de Doutorado. (Orientador: João Batista Siqueira Harres).

Resumo De acordo com pesquisas da área do ensino de Astronomia, muitas vezes, os conceitos que os professores dos anos iniciais ensinam nas suas aulas de ciências das séries nas quais trabalham, provêm de sua própria formação escolar. Dessa forma, o objetivo central desta investigação foi o de compreender a evolução das ideias de professores dos anos iniciais sobre conhecimentos da área da Astronomia, da natureza da ciência, da aprendizagem e do ensino. Para isso, inicialmente, desenvolvemos um curso piloto, na modalidade de extensão no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul, no qual participaram 10 professores da Educação Básica, num total de 20h de curso. Após a análise dos dados obtidos neste curso piloto, reelaboramos o curso de extensão e realizamos nova oferta do curso, porém somente para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, participaram do curso de extensão 6 professoras atuantes em escolas públicas municipais, na região oeste do Estado do Paraná, totalizando 40h de curso. O curso de extensão teve como referência os modelos didáticos propostos pelo projeto curricular Investigação e Renovação Escolar (IRES) e também o Método Dialético-Didático, a partir dos quais se construiu um curso baseado na perspectiva construtivista e pautado nos seguintes Problemas Prático Profissionais (PPP): “Quais as ideias dos alunos sobre temas de Astronomia?”, “Como investigar as ideias dos alunos sobre temas de Astronomia?”, “Que atividades podem favorecer a evolução das ideias dos alunos sobre temas de Astronomia?”, e, “Como estruturar e desenvolver uma unidade didática de Astronomia para os anos iniciais do Ensino Fundamental?”. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), construída a partir da transcrição dos diários dos professores e da pesquisadora, dos encontros gravados em áudio e também do material produzido pelos professores ao longo dos encontros do Curso de Extensão. A partir da ATD emergiram cinco categorias finais: 1. Ideias dos alunos sobre Astronomia: conhecendo suas dúvidas e compreensões acerca do que aprendem na escola; 2. Ideias das professoras sobre Astronomia: conhecendo suas perguntas e suas reflexões sobre o que ensinam; 3. Níveis de aprendizagem construídos sobre um conceito a partir de atividades de investigação sobre Astronomia; 4. Aplicações pedagógicas do uso das ideias dos alunos em sala de aula: uma reflexão sobre a própria prática e 5. Evolução das ideias dos professores sobre as ideias dos alunos. Ao final das análises identificamos que a evolução dos professores ocorreu especialmente em suas concepções sobre a Astronomia e sobre as ideias dos alunos. De acordo com a hipótese de transição elaborada para esta investigação, os professores evoluíram de um nível inicial, no qual há reconhecimento das ideias dos alunos, porém não há utilização dessas ideias em sala de aula, para um nível intermediário, no qual os professores conhecem as ideias de seus alunos e incluem essas ideias em suas aulas, porém, ainda de modo não sistemático. Da mesma forma, concluímos que, quando os professores estão aprendendo um conceito novo, como no caso dos temas de Astronomia, e identificam suas próprias ideias sobre eles, tornam-se mais sensíveis a compreender as ideias de seus alunos. Além disso, um curso de formação continuada pautado nos princípios curriculares do IRES possibilita aos professores refletirem sobre sua própria prática em sala de aula. Entendemos que esse seja o caminho para que possamos conquistar a tão sonhada transformação no ensino, a fim de tornar a escola um lugar em que as crianças possam, de fato, construir conhecimentos novos sobre o mundo, e, no caso da Astronomia, sobre o universo.
Arquivo PDF document 2016_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_T_PUCRS.pdf — Documento PDF, 9.53 MB