Ensino de Astronomia: o lúdico e a experimentação como estratégias pedagógicas no Ensino Médio

PACHECO, Ronivaldo Castro
Belém/PA, Universidade Federal do Pará, UFP, 2017. 154p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Licurgo Peixoto de Brito).

Resumo A contemplação do céu e a curiosidade por desvendar seus mistérios tem movido o homem desde os primórdios da civilização a buscar compreensões sobre o que o cerca. Muitos cientistas e filósofos consideram a Astronomia como o primeiro conhecimento humano organizado de forma sistemática. Assim, partindo dessa curiosidade nata, o ensino de Astronomia deve aguçar nos estudantes esse interesse, promovendo maior apreciação e aproximação dessa Ciência que faz parte de nossas vidas em diversos aspectos, que direta ou indiretamente são supridos e/ou explicados por informações e inspirações provenientes da Astronomia. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as potencialidades e limitações da utilização das atividades lúdicas e experimentais para a aprendizagem de conceitos básicos de Astronomia por alunos do 1º ano do Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante, pois essa aborda aspectos da realidade do estudante ao promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar. Os resultados mostram que a estratégia de usar atividades lúdicas e experimentos para facilitar a aprendizagem apresenta fatores que favoreceram o ensino e a aprendizagem de Astronomia. Para a aplicação das atividades com os estudantes utilizamos os três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os estudantes participaram ativamente no desenvolvimento das atividades lúdicas, como os jogos e as brincadeiras, e na realização dos experimentos propostos, nos quais podemos verificar o potencial das estratégias utilizadas em sala de aula de forma positiva para construção do conhecimento dos estudantes. Esta pesquisa gerou um produto didático que consta como apêndice nesta dissertação. Trata-se de um guia para o professor, com orientações e sugestões de atividades lúdicas e experimentais, para o ensino de Astronomia, que propiciem reflexões sobre o conhecimento científico, enfatizando o caráter investigativo e possibilitando aos estudantes a construção do conhecimento de forma mais crítica e participativa na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa reporta as atividades lúdicas e experimentais como possibilidades de fomentar o ensino de Astronomia na Educação Básica, oportunizando maior aproximação de professores e estudantes desta área de conhecimento.
Palavras-chave Ensino de Ciência, Astronomia, Lúdico, Experimentação