Ensino de Ciências em ambientes não escolares: desenvolvimento do modelo de visitas educativas na exposição de Astronomia do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

DINIZ, Ana Cristina Sanches
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 2013. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Claudia de Vilhena Schayer Sabino).

Resumo A comunicação da ciência, efetivada por meio de ações educativas de caráter informal ou não formal, em eventos itinerantes e em ambientes como museus, centros, parques e espaços de ciência, objetiva, principalmente, tornar acessíveis à população em geral, os conhecimentos científicos. A transformação do conteúdo científico, em ambientes não escolares, é base para torná-lo acessível ao público. Nos museus, muitas vezes, são replicadas formas convencionais de ensinar, como em uma sala de aula. Outras vezes, o conhecimento é transmitido por meio de abordagens muito generalizadas, sendo o discurso simplesmente “adaptado” para os diferentes tipos de público. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo principal o desenvolvimento, aplicação e avaliação do Modelo de Visitas Educativas na Exposição de Astronomia do Museu PUC Minas, com consequente construção de roteiros, diferenciados de acordo com as estruturas cognitivas comuns a cada nível de aprendizagem escolar, subsidiando educadores e proporcionando uma melhoria na aprendizagem dos alunos. O estudo amparou-se em teorias do desenvolvimento humano, em teorias da aprendizagem e em pesquisas bibliográficas sobre conteúdos curriculares. O público selecionado para a aplicação do Modelo de Visitas Educativas foi composto por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foram aplicadas pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo, que permitiram conhecer as concepções dos alunos em relação a conteúdos de Astronomia e também o conhecimento adquirido por eles, após a visita à exposição. Pesquisas em referenciais teóricos e a participação dos professores, por meio de encontros presenciais, por telefone e/ou ambientes virtuais subsidiaram a construção dos roteiros da visita e o planejamento destas para auxiliar na efetiva comunicação dos conteúdos, de acordo com o nível cognitivo e conhecimentos prévios das turmas de estudantes de diversos níveis de escolaridade. A aplicação do Modelo de Visitas Educativas resultou em uma gama de alterações no processo de ensino da exposição de Astronomia do Museu PUC Minas, refletindo, consequentemente, na aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave Ensino de ciências, Modelo de visitas educativas, Aprendizagem de alunos, Museu de ciências, Mapa de conceitos.