DINIZ, Ana Cristina Sanches
Ensino de Ciências em ambientes não escolares: desenvolvimento do modelo de visitas educativas na exposição de Astronomia do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 2013. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Claudia de Vilhena Schayer Sabino).
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Resumo |
A comunicação da ciência, efetivada por meio de ações educativas de caráter informal ou não
formal, em eventos itinerantes e em ambientes como museus, centros, parques e espaços de
ciência, objetiva, principalmente, tornar acessíveis à população em geral, os conhecimentos
científicos. A transformação do conteúdo científico, em ambientes não escolares, é base para
torná-lo acessível ao público. Nos museus, muitas vezes, são replicadas formas convencionais de
ensinar, como em uma sala de aula. Outras vezes, o conhecimento é transmitido por meio de
abordagens muito generalizadas, sendo o discurso simplesmente “adaptado” para os diferentes
tipos de público. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo principal o
desenvolvimento, aplicação e avaliação do Modelo de Visitas Educativas na Exposição de
Astronomia do Museu PUC Minas, com consequente construção de roteiros, diferenciados de
acordo com as estruturas cognitivas comuns a cada nível de aprendizagem escolar, subsidiando
educadores e proporcionando uma melhoria na aprendizagem dos alunos. O estudo amparou-se
em teorias do desenvolvimento humano, em teorias da aprendizagem e em pesquisas
bibliográficas sobre conteúdos curriculares. O público selecionado para a aplicação do Modelo de
Visitas Educativas foi composto por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foram aplicadas
pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo, que permitiram conhecer as concepções dos alunos
em relação a conteúdos de Astronomia e também o conhecimento adquirido por eles, após a
visita à exposição. Pesquisas em referenciais teóricos e a participação dos professores, por meio
de encontros presenciais, por telefone e/ou ambientes virtuais subsidiaram a construção dos
roteiros da visita e o planejamento destas para auxiliar na efetiva comunicação dos conteúdos, de
acordo com o nível cognitivo e conhecimentos prévios das turmas de estudantes de diversos
níveis de escolaridade. A aplicação do Modelo de Visitas Educativas resultou em uma gama de
alterações no processo de ensino da exposição de Astronomia do Museu PUC Minas, refletindo,
consequentemente, na aprendizagem dos estudantes.
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