Ensino de Física em aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita na escola

MOREIRA, Diego de Souza
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2016. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Henrique Dias Menezes).

Resumo Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) que tem por objetivo investigar as possíveis contribuições do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização e letramento dos estudantes, tendo como foco um produto educacional – sequências didáticas –. Para isso, partimos da hipótese de que a motivação gerada por atividades de ciências, potencialmente significativas para os alunos, pode gerar maior interesse no processo de produção da escrita e da leitura. O estudo está sendo desenvolvido em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de um município de Juiz de Fora, do interior de Minas Gerais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaboradas quatro sequências didáticas de ensino de ciências, baseadas numa metodologia ativa (mão na massa), sendo três voltadas para construção de brinquedos científicos. Cada sequência é orientada pela leitura de um texto introdutório; desenvolvimento da atividade propriamente dita; e elaboração pelos alunos de um texto/relato sobre o tema abordado. Nesta dissertação apresentamos uma análise das quatro sequências. As fontes de dados foram constituídas por fotos e registros em vídeo das atividades, observação participante, textos produzidos pelos alunos e relatos da professora regente da turma. Os resultados obtidos indicam que os estudantes têm demonstrado especial interesse em participar das atividades, evidenciado pela participação em sala de aula, pelas perguntas e dúvidas apresentadas, pela curiosidade sobre os temas desenvolvidos e pela apropriação do vocabulário científico relacionado a esses temas. Esse entusiasmo tem se refletido nos textos que eles estão produzindo, principalmente com relação a criatividade da escrita e o interesse em fazer o registro.
Palavras-chave Ensino de Física, Aulas de Ciências, Leitura e Escrita.
Abstract This thesis presents the results of a survey in the Course of Professional Master of Physical Education (MNPEF) that aims to investigate the possible contribution of science teaching in the early years of primary education to the process of literacy of students, focusing an educational product - didactic sequences -. For this, we start from the assumption that the motivation generated by activities in science, potentially meaningful to students, can generate greater interest in the writing production process and reading. The study is being developed in a class of 5th grade elementary school to a public school in a city of Juiz de Fora, in Minas Gerais. For the development of the research were drawn up four didactic sequences teaching science, based on active methodology (hands-on), three aimed at building scientific toys. Each sequence is driven by reading an introductory text; development of the activity itself; and preparation by students of a text / story about the topic. This thesis presents an analysis of the four sequences. Data sources consisted of photos and video recordings of activities, participant observation, texts produced by students and reports of the ruling class teacher. The results indicate that students have shown special interest in participating in activities, evidenced by participation in the classroom, the questions and doubts raised by curiosity about the themes developed and the appropriation of scientific vocabulary related to these themes. This enthusiasm has been reflected in the texts they are producing, especially with respect to writing creativity and interest in the record.
Keywords Physics Education, Science Teaching, Reading and Writing