Ensino de Física por meio de atividades de ensino investigativo e experimentais de Astronomia no Ensino Médio

ASSENSO, Rafael
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2017. 70p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nelson Studart).

Resumo Este trabalho propõe como produto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física uma atividade pedagógica voltada ao ensino de física, com abordagem investigativa, utilizando-se de laboratório remoto e relacionado á astronomia, no formato de livreto. Primeiramente descreve-se a pesquisa teórica a respeito de ensino investigativo, do uso de atividades astronômicas no ensino de física e da prática com laboratórios remotos. Num segundo momento descreve-se a elaboração da atividade proposta item por item. Os objetivos, as formas de aplicação e os resultados esperados. Em seguida relata-se detalhadamente a aplicação prática da proposta elaborada. Os resultados são analisados de acordo com os documentos produzidos pelos estudantes, pelo seu desempenho durante o desenvolvimento das atividades e a participação em uma feira internacional de pré iniciação científica. Foi possível avaliar que os estudantes se apropriaram dos conceitos físicos relativos á cor das estrelas e sua temperatura, assim como o desenvolvimento de habilidades referentes á escrita científica, apresentação oral e autonomia, evidenciando a eficiência do produto elaborado em relação aos seus objetivos didático-pedagógicos.
Palavras-chave Ensino de Física, Método Investigativo, Astronomia, Laboratório Remoto.