ASSENSO, Rafael
Ensino de Física por meio de atividades de ensino investigativo e experimentais de Astronomia no Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2017. 70p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nelson Studart).
|
Resumo |
Este trabalho propõe como produto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de
Física uma atividade pedagógica voltada ao ensino de física, com abordagem
investigativa, utilizando-se de laboratório remoto e relacionado á astronomia, no
formato de livreto. Primeiramente descreve-se a pesquisa teórica a respeito de
ensino investigativo, do uso de atividades astronômicas no ensino de física e da
prática com laboratórios remotos. Num segundo momento descreve-se a elaboração
da atividade proposta item por item. Os objetivos, as formas de aplicação e os
resultados esperados. Em seguida relata-se detalhadamente a aplicação prática da
proposta elaborada. Os resultados são analisados de acordo com os documentos
produzidos pelos estudantes, pelo seu desempenho durante o desenvolvimento das
atividades e a participação em uma feira internacional de pré iniciação científica. Foi
possível avaliar que os estudantes se apropriaram dos conceitos físicos relativos á
cor das estrelas e sua temperatura, assim como o desenvolvimento de habilidades
referentes á escrita científica, apresentação oral e autonomia, evidenciando a
eficiência do produto elaborado em relação aos seus objetivos didático-pedagógicos.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Método Investigativo, Astronomia, Laboratório Remoto.
|