Ensino e aprendizagem da astronomia apoiado pelas tecnologias da informação e comunicação

MOTA, Aline Tiara
Itajubá/MG, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, 2013. 157p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mikael Frank Rezende Junior).

Resumo Este trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem da Astronomia. Para tanto, foi elaborado um curso, ministrado a distância para alunos do Ensino Médio de uma escola do sul de Minas Gerais. Este curso ocorreu durante os meses de fevereiro, março e abril de 2012 e contou com a participação de 17 alunos das três séries deste nível de ensino. O curso foi elaborado a partir de dois conceitos norteadores fundamentais para a Astronomia: gravidade e luz. Durante o período mencionado, foram disponibilizadas 14 aulas, postadas 2 vezes por semana, nas quais os estudantes utilizaram simuladores, animações, vídeos, entre outros recursos para o estudo dos fenômenos celestes. Inicialmente é apresentada uma discussão sobre a Astronomia, sua importância e de que forma este tema aparece nas grades curriculares dos futuros professores de Física. O papel da tecnologia neste contexto é também destacado e os desafios da educação na era da internet justificam a escolha pela opção em realizar um curso a distância. O trabalho é fundamentado pela Teoria dos Campos Conceituais, criada por Gérard Vergnaud, como referencial teórico, por entendermos que ela nos fornece subsídios para a formulação de atividades mais frutíferas que colocam o aluno como um sujeito-em-ação. A partir das categorias de análise criadas, a pesquisa concluiu que os alunos têm preferência por recursos “não estáticos” quando encontram-se em atividades realizadas no computador. Recursos da plataforma como o bate-papo e o portfólio estimulam a participação dos alunos, ajudando-os a expor suas ideias. O uso de simulações, animações e vídeos possibilitam o aumento do repertório de esquemas de ação. Especificamente sobre os conceitos Gravidade e Luz, à medida em que entram em contato com diferentes recursos, sejam eles textos, simulações, discussões no fórum, os alunos adquirem novos elementos que poderão ser utilizados por eles para explicar o fenômeno em questão.
Palavras-chave Campos Conceituais, Ensino de Astronomia, EaD no Ensino Médio