Entre a prática de ensino e os afazeres militares: a construção do Imperial Observatório do Rio de Janeiro (1827 E 1870)

ROBBA, Olivia da Rocha
Entre a prática de ensino e os afazeres militares: a construção do Imperial Observatório do Rio de Janeiro (1827 E 1870)
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2011. 147p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antonio Augusto Passos Videira).

Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar a importância da criação do Observatório Astronômico para a formação dos militares da Armada e do Exército na corte e do ensino de Astronomia para a especialização e profissionalização destes militares ao longo do século XIX. O corte temporal adotado, de 1827 a 1870, abrange o período de criação do Observatório Militar através do decreto de 15 de outubro de 1827, que mais tarde seria denominado Imperial Observatório do Rio de Janeiro (IORJ), e todos os anos em que ficou submetido ao Ministério da Guerra até a gestão de Emmanuel Liais, quando adquiriu maior autonomia. Portanto, este trabalho também visa o resgate da memória do IORJ em seus primeiros anos de existência, como espaço destinado por excelência à aplicação prática dos conhecimentos imprescindíveis para o esquadrinhamento e defesa do território brasileiro, com o fim de formar uma nova geração de civis e militares intelectualizados e familiarizados com a ciência moderna.