SILVA, Alessandra Estevam da
Entre jalecos e camuflados: uma etnografia do ensino de Física no Colégio Militar de Porto Alegre
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2018. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto Steil).
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Resumo |
A presente dissertação tem por objeto de estudo os fluxos das concepções de ciência e
aprendizagem produzidas na e mediadas pela escola, especificamente no ensino de Física. Seus
campos de interface são a Antropologia da Ciência, a Educação em Ciências, e a Antropologia da
Educação e da Aprendizagem. O foco empírico da pesquisa são as práticas docentes nas aulas de
Física e nas atividades extracurriculares do clube de astronomia do Colégio Militar de Porto
Alegre. Metodologicamente, foram feitas observações in loco, com registros no diário de campo,
e entrevistas semi-estruturadas com os professores. Buscou-se compreender quais são as
particularidades de se lecionar Física em uma escola perpassada pelo aspecto militar. Chegou-se
às seguintes hipóteses: 1) os professores de Física do CMPA configuram uma comunidade de
prática; 2) o laboratório de física e o clube de astronomia são mediadores do processo de ensino e
aprendizagem da Física e da Astronomia. Também é sugerido que o olhar antropológico sobre as
práticas educacionais em ciências pode contribuir para elucidar o problema da descontinuidade
entre a pesquisa acadêmica sobre uma visão adequada de Natureza da Ciência e o processo de
ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, argumenta-se que é preciso considerar de modo
simétrico a dimensão da materialidade e das relações sociais na compreensão dos
entrelaçamentos entre os saberes científico e escolar. Parte-se de uma concepção epistemológica
na qual o conhecimento é uma experiência encarnada e a realidade é performada pelos sujeitos
em um processo dinâmico e interativo com os fluxos materiais.
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Palavras-chave |
Antropologia da Ciência, Ensino de Física, Concepções de Ciência, Aprendizagem, Antropologia da Educação, Colégio Militar.
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Abstract |
This dissertation aims to study the flows of science and learning conceptions produced in and
mediated by the school, specifically in physics teaching. Its interface fields are Anthropology of
Science, Education in Sciences, and Anthropology of Education and Learning. The empirical
focus of the research is the teaching practices in the Physics classes and in the extracurricular
activities of the astronomy club of the Military College of Porto Alegre. Methodologically,
observations were made in loco, with notes in the field diary, and semi-structured interviews with
teachers. It was tried to understand what are the peculiarities of teaching Physics in a school
crossed by the military aspect. The following hypotheses were proposed: 1) CMPA Physics
teachers constitute a community of practice; 2) The Physics laboratory and the astronomy club
are mediators of the teaching and learning process of physics and astronomy. It is also suggested
that the anthropological view on educational practices in science can contribute to elucidate the
problem of discontinuity between academic research on an adequate view of Nature of Science
and the teaching-learning process in school. In order to do so, it is argued that the dimension of
materiality and social relations must be considered symmetrically in the understanding of the
relations between scientific and scholastic knowledge. It starts from an epistemological
conception in which the knowledge is an incarnated experience and the reality is performed by
the subjects in a dynamic and interactive process with the material flows.
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Keywords |
Anthropology of Science, Teaching Physics, Conceptions of Science, Learning, Anthropology of Education, Militar School.
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Nível |
Mestrado
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