AQUINO, Danilo OlÍmpio de
Estrelas - o Universo além do Sistema Solar: uma proposta de inserção de Astronomia na educação básica a partir da formação inicial de professores
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2018. 226p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ciclamio Leite Barreto).
|
Resumo |
Embora se utilize de elementos que caracterizam uma abordagem quantitativa, o presente
esforço constitui uma pesquisa aplicada qualitativa, cujo objetivo é promover a difusão dos
conhecimentos astronômicos na Educação Básica, principalmente no que diz respeito às
Estrelas, através dos licenciandos do curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Caicó,
futuros professores, atualmente em formação inicial. Para se alcançar este objetivo,
elaboramos um conjunto de sequências de ensino que formarão o produto educacional exigido
pelo Programa. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente
selecionados após uma sondagem de campo realizada pela aplicação de um questionário
previamente construído a um grupo de 51 alunos devidamente matriculados no curso de
licenciatura em Física do referido campus. Para organização e análise dos dados coletados
durante a sondagem, utilizamos o Método de Análise de Conteúdo e agrupamos as respostas
em categorias, cujos resultados são apresentados em tabelas e literalmente interpretados.
Quanto aos métodos ou procedimentos adotados, esta pesquisa assume um caráter de
pesquisa-ação, cujo objetivo é gerar conhecimentos para fins práticos, dirigidos à solução de
uma problemática específica. Desta forma, movidos pela necessidade de contribuir para
melhoria do Ensino de Astronomia na região de Caicó, RN, temos realizado uma ação
concreta. As sequências de ensino, seguindo estratégias básicas de elaboração que são comuns
na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências (contemplando os imprescindíveis
momentos pedagógicos), foram construídas e implementadas em sala de aula na forma de um
curso de extensão nesse mesmo campus do IFRN a um conjunto desses alunos do grupo
originalmente sondado, que se inscreveram previamente. Tornado oficial pela Pró-Reitoria de
Extensão, o curso, operacionalmente intensivo, proveu certificado a todos que obtiveram pelo
menos 3⁄4 de assiduidade. A aplicação das sequências na forma desse curso de extensão foi
avaliada e as mesmas aprimoradas no que se mostrou necessário, antes de compor a versão
final do produto educacional pretendido. Na presente dissertação de mestrado profissional,
que se seguiu como culminância deste trabalho, consta uma análise e discussão sobre a
estrutura, elaboração e aplicação das sequências de ensino utilizadas, bem como uma
avaliação do curso de extensão pelos licenciandos que o atenderam.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Estrelas, Formação de Professores
|
Abstract |
Although using elements that characterize a quantitative approach, the present effort
constitutes a qualitative applied research, whose objective is to promote the diffusion of the
astronomical knowledge in the Basic Education, mainly with respect to the Stars, through the
licenseeings of the course of degree in Physics (IFRN, Caicó campus), future teachers,
currently in initial formation. To achieve this goal, we have developed a set of teaching
sequences that will form the educational product required by the Program. The contents
contemplated in these sequences were carefully selected after a field survey carried out by the
application of a questionnaire previously constructed to a group of 51 students duly enrolled
in the licentiate course in Physics of said campus. For organization and analysis of the data
collected during the survey, we used the Content Analysis Method and grouped the responses
into categories, whose results are presented in tables and literally interpreted. As for the
methods or procedures adopted, this research assumes a research-action character, whose
objective is to generate knowledge for practical purposes, aimed at solving a specific problem.
Thus, driven by the need to contribute to the improvement of Astronomy Teaching in the
region of Caicó, RN, we have taken a concrete action. The teaching sequences, following
basic elaboration strategies that are common in the literature of the research area in science
education (contemplating the essential pedagogical moments), were constructed and
implemented in the classroom in the form of an extension course in that same campus. IFRN
to a group of these students from the originally probed group, who previously enrolled.
Tornado official by the Pro-Rectory of Extension, the course, operationally intensive,
provided certificate to all who obtained at least 3⁄4 of attendance. The application of the
sequences in the form of this extension course was evaluated and improved in what was
necessary before compiling the final version of the intended educational product. In the
present dissertation of professional masters, which followed as the culmination of this work,
there is an analysis and discussion on the structure, elaboration and application of the teaching
sequences used, as well as an evaluation of the extension course by the licenseeings that
attended it.
|
Keywords |
Astronomy, Stars, Training for future Teachers
|
Nível |
Mestrado
|