Estudo da radiação eletromagnética à luz da Astronomia, no contexto das aulas de física, na 3ª série do Ensino Médio

BARRETO, Davi Ferreira
Estudo da radiação eletromagnética à luz da Astronomia, no contexto das aulas de física, na 3ª série do Ensino Médio
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 168p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Verena Freitas Paim; Eduardo Brescansin de Amôres.).

Resumo Este trabalho consistiu em investigar como a introdução da Física Moderna no Ensino Médio, mediado pelo estudo da Astronomia, pode favorecer as práticas de ensino e aprendizagem da Física, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), a partir do uso de Sequência Didática. Buscando resposta para este questionamento definimos o objetivo geral: analisar como o estudo da Astronomia, enquanto elemento mediador para a introdução da Física Moderna no Ensino Médio pode favorecer a prática de ensino e aprendizagem da Física, na perspectiva da TAS, na 3ª Série. Para alcançar esse propósito traçamos os seguintes objetivos específicos: elaborar e avaliar a contribuição de uma sequência didática sobre as Radiações Eletromagnéticas, desenvolvida na perspectiva da TAS, no ensino e aprendizado da Física, na 3ª Série do Ensino Médio; introduzir o estudo da Física Moderna mediado pela Astronomia, com suporte de sequência didática sobre Radiações Eletromagnéticas, na perspectiva da TAS; avaliar o desempenho dos estudantes a partir da introdução da Física Moderna, mediado pelo estudo da Astronomia, com o suporte da Sequência Didática na perspectiva da TAS. Nessa perspectiva, foi desenvolvida em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio, de um Colégio Estadual do município de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia, a Sequência Didática intitulada “Conhecendo o Universo Através das Cores”, a qual teve como temática central Radiações Eletromagnéticas. Esta constituiu-se, simultaneamente, em instrumento e produto da presente pesquisa. As atividades foram pensadas de maneira que atraíssem atenção dos alunos, a partir da curiosidade que geralmente os fenômenos astronômicos causam naqueles que os observam. Ao tempo em que foram organizadas de forma ascendente, em termos de complexidade, e primando pela correlação entre elas. A presente pesquisa foi elaborada sob abordagem quali-quantitativa, a partir da qual desenvolvemos um trabalho descritivo-compreensivo do objeto investigado. As Considerações Finais evidenciam um resultado muito positivo da metodologia escolhida, podendo dizer que a Sequência Didática elaborada contribuiu para uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados da Física Moderna, mediados pela Astronomia, possibilitando aos alunos, a construção de conhecimentos que poderão servir de âncoras para conceitos futuros
Palavras-chave Ensino de Física Moderna, Astronomia, Sequência didática.