Estudo de órbitas planetárias utilizando simulações numéricas com Python

ALMEIDA, Luzinês Novais de
Estudo de órbitas planetárias utilizando simulações numéricas com Python
Barra do Garças/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2016. 66p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: George Barbosa da Silva).

Resumo O uso de recursos tecnológicos aplicados à educação vem sendo apontado como grande aliado ao processo didático de ensino-aprendizagem e, nesse sentido, o uso de computadores em sala de aula vem corroborar para que aconteça a aprendizagem significativa. Dentro deste contexto, realizamos animações computacionais de órbitas keplerianas, isto é, simulações de trajetórias de corpos sob a ação de uma força central, usando a linguagem de programação Python. As soluções das trajetórias foram feitas com o método numérico de Euler e as animações foram realizadas usando o módulo visual do Python (Vpython). As simulações de movimentos de corpos em torno do Sol facilitaram a compreensão das Leis de Kepler para os alunos. Além disso, com os códigos, foi possível construir e discutir diversos conceitos importantes para o entendimento de órbitas keplerinas, tais como momento angular, aceleração gravitacional, e energia.
Palavras-chave Leis de Kepler, gravitação universal, cálculo numérico, Python, órbitas planetárias, aprendizagem significativa.