Estudo de uma sequência didática na perspectiva de Ausubel para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental sobre Astronomia

AMARAL, Denise de Souza
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2015. 164p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Everton Lüdke).

Resumo Astronomia, ciência mais antiga, além de ter caráter motivador e grande potencial educativo, também atua de forma integradora, sendo possível constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. Porém, são muitos os erros e as informações incoerentes apresentados nos livros didáticos oferecidos, nas escolas, pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), por isso a importância de trabalhar a ciência Astronômica, na Educação Básica, de modo instigador, uma vez que interage facilmente com praticamente todas as disciplinas do currículo. Diante desse cenário, este trabalho arquiteta e sugere uma proposta didática complementadora e inovadora à didática tradicional existente, capaz de inferir uma aprendizagem significativa para os alunos, partindo dos conhecimentos prévios que eles possuem sobre Astronomia. Desse modo, essa proposta foi realizada com as turmas 61 e 62, do 6ª ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, localizada em Santa Maria - RS. As atividades foram planejadas para ocorrerem dentro das perspectivas de evolução curricular das disciplinas de Ciências e Geografia e desenvolvidas pelo professor titular dessas disciplinas e pelo pesquisador deste estudo. Cada encontro foi intitulado por temas que abrangem a Astronomia, sendo eles: História da Astronomia; Orientação; Planeta Terra – fases da lua; Planeta Terra – estações do ano e Sistema solar, e baseado em dinâmicas lúdicas e atividades práticas. Para a implementação das atividades, utilizamos o método intraclasse e seguimos as fases da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1978 e 2003). A abordagem metodológica foi baseada no método quasi-experimento, com os seguintes instrumentos avaliativos: pré-teste para organização conceitual, avaliação de subsunçores e organizadores prévios; pós-teste para análise quantitativa; questionário atitudinal em escala Likert de Ciências, para detectar atitude dos alunos frente à disciplina de ciências; atividades com desenhos e questões subjetivas para análise qualitativa. Os resultados desta pesquisa foram capazes de fornecer subsídios para a elaboração de materiais para o ensino de Astronomia, no Ensino Fundamental, de forma prática, dentro da escola. Outros aspectos relevantes ao desenvolvimento curricular para inclusão da iniciação científica, nessa etapa escolar, foram também abordados.