CONCEIÇÃO, Adriano Nardi
Estudos sobre o uso de mapas conceituais na avaliação da aprendizagem: a importância da tarefa
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2016. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Rogério Miranda Correia).
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Resumo |
Os mapas conceituais são organizadores gráficos que favorecem a descrição
explícita de relações conceituais por causa da necessidade de elaborá-los a partir de
proposições contendo um termo de ligação. O desafio de obter mapas conceituais
elaborados pelos alunos que sejam correlacionáveis com parte dos seus modelos
mentais é um obstáculo que merece mais investigações. Dois aspectos relevantes
podem ser usualmente negligenciados por parte dos docentes que usam os mapas
conceituais em sala de aula: (i) a necessidade de treinar os alunos na técnica de
mapeamento conceitual e (ii) a importância de se definir como os mapas conceituais
serão solicitados aos alunos. O descuido com esses fatores resulta em mapas
conceituais superficiais e com baixa clareza semântica, que não refletem a
organização conceitual que está contida na estrutura cognitiva do mapeador. Nesse
trabalho investigamos o uso de mapas conceituais como ferramenta de avaliação
em um dos momentos da disciplina ACH 0131 Ciências da Natureza oferecida a
alunos ingressantes na graduação, a fim de verificar o conhecimento conceitual dos
alunos sobre Astronomia sob a perspectiva do desenvolvimento tecnológico e
científico. Dois mapas conceituais foram considerados nessa pesquisa: um
construído uma semana antes da prova e que poderia ser usado como material de
consulta (MC-PREP) e outro que era parte da avaliação e deveria ser construído no
dia da prova (MC-AVAL). Para esse trabalho propusemos dois estudos
complementares para avaliação do efeito da elaboração do MC-PREP sobre as
características estruturais e semânticas do MC-AVAL (Estudo I) e avaliação da
relação entre características estruturais e semânticas do MC-AVAL e o
entendimento conceitual dos alunos sobre a Astronomia no contexto do surgimento
da Ciência Moderna e do avanço científico-tecnológico (Estudo II). Como
metodologia, utilizamos análises que consideram os mapas sobre os níveis de
conceito, proposição e rede proposicional, oferecendo várias perspectivas sob as
quais os mapas conceituais elaborados pelos alunos podem ser avaliados. No
Estudo I foi possível verificar que a elaboração do MC-PREP não influenciou nas
características estruturais do MC-AVAL, mas influenciou nas características
semânticas, de modo que os alunos construíram mais proposições apropriadas e
mostraram uma baixa incidência de fuga à pergunta focal. No Estudo II verificamos
que os fatores dos MC-AVAL que são positivamente correlacionáveis com o
entendimento conceitual dos alunos sobre o tema são, principalmente, a quantidade
de proposições apropriadas e a escolha de conceitos mais complexos para compor
o mapa de prova. Concluímos com esse trabalho que para alunos bem treinados na
técnica de mapeamento conceitual a elaboração de um mapa conceitual
preparatório não influencia nas características do mapa de prova mesmo estando
próximos da etapa de treinamento. Isso foi explicado pelas características restritivas
da demanda e pela proficiência dos alunos. Sob os aspectos semânticos
constatamos que a preparação dos alunos influenciou positivamente nas
características do MC-AVAL e também que os mapas obtidos eram correlacionáveis
com o conhecimento declarativo dos alunos, podendo ser utilizados como
ferramentas para avaliação da aprendizagem.
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Palavras-chave |
Mapa Conceitual, Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Ciências, História da Ciência, Teoria da Carga Cognitiva, Modelos Mentais.
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Abstract |
Concept maps are graphic organizers that favor the explicit description of conceptual
relationships due to the need to prepare them from propositions that containing a
binding term. The challenge to obtain concept maps prepared by students that are
correlated with part of their mental models is an obstacle that deserves further
investigation. Two important aspects can usually be neglected by teachers who use
concept maps in the classroom: (i) the need to train students in the concept mapping
technique, and (ii) the importance of to define how the concept maps are requested
to students. These two aspects of assessment task with the use of maps generated
in students working memory cognitive loads that need to be managed. The neglect of
these factors results in superficial concept maps and low semantic clarity that do not
reflect the conceptual organization that is contained in cognitive structure of mapper.
In this work we investigate the use of concept maps as an assessment tool in one of
the moments of discipline ACH 0131 Natural Science offered to first year
undergraduate students, in order to verify the conceptual knowledge of students
about astronomy from the perspective of technological and scientific development.
Two concept maps were considered in this study: the first done one week before the
test and that could be used as reference material (CM-PREP) and other that was a
part of the test and should be done on day test (CM-EVAL). For this work we
proposed two complementary studies to evaluate the effect of the preparation of CM-
PREP about the structural and semantic features of the CM-EVAL (Study I) and
evaluation of the relationship between structural and semantic features of the CM-
EVAL and conceptual understanding of students about astronomy in the context of
the emergence of modern science and scientific-technological development (Study
II). As methodology were used the analyzes that consider the maps on the levels of
concept, proposition and propositional network, offering several perspectives under
which the conceptual maps prepared by students can be evaluated. The Study I
showed that the development of CM-PREP did not influence the structural features of
the CM-EVAL, but influenced the semantic features, so the students used more
appropriate propositions and showed a low incidence of escape of the focal question.
The Study II verified that the factors of CM-EVAL that are positively correlated with
the conceptual understanding of students on the subject are mainly the amount of
appropriate propositions and the choice of more complex concepts to compose the
test map. We conclude with this work that for well trained students in the concept
mapping technique the elaboration of a preparatory concept map does not influence
the test map structural features even being near to the training stage. This was
explained by the restrictive characteristics of demand and the proficiency of students.
On the semantic aspects we observed that the preparation of the students had a
positive effect on CM-EVAL features and also that the obtained maps were
correlated with the declarative knowledge of the students and can be used as tools
for learning assessment.
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Keywords |
Concept Map, Learning Assessment, Science Teaching, History of Science, Cognitive Load Theory, Mentals Models.
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Nível |
Mestrado
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