Etnoastronomia, interculturalidade e formação docente nos planetários do espaço do conhecimento UFMG e do Parque Explora

SOARES, Leonardo Marques
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2017. 153p. Tese de Doutorado. (Orientador: Silvania Sousa do Nascimento).

Resumo Diante da necessidade de garantir o direito dos cidadãos à educação básica, torna-se essencial repensar os modelos de escola, currículo e formação de professores, no intuito de respeitar as características culturais de diferentes povos e, ao mesmo tempo, colocá-los em contato com conhecimentos produzidos nos meios acadêmicos. Analisamos atividades de formação docente realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte, e no Parque Explora, em Medellín, onde os planetários são utilizados para abordar conhecimentos produzidos no campo da etnoastronomia referentes às etnias Guarani e Tayrona. Consideramos que os planetários são ambientes propícios para desenvolver atividades de formação docente baseadas no conceito de interculturalidade, estimulando a apropriação de conhecimentos do campo da etnoastronomia, e caracterizadas pelos elementos que compõem a estrutura da atividade. A hipótese central deste trabalho é que os professores podem apropriar-se de conhecimentos do campo da etnoastronomia através de sessões e atividades sobre astronomia indígena desenvolvidas nos Planetários em Belo Horizonte e em Medellín. Diante dessa hipótese, a questão central da pesquisa é: como os professores se apropriam dos conhecimentos da etnoastronomia nas atividades de formação docente realizadas nos planetários do Espaço do Conhecimento UFMG e do Parque Explora? Os sujeitos participantes desta pesquisa são professores que participaram de um minicurso oferecido nessas instituições e/ou agendaram a sessão “Astronomia Indígena” para seus alunos. Foram promovidas discussões em grupo, aplicados questionários e entrevistas com esses docentes. A metodologia usada foi a análise de conteúdo segundo Bardin (1977), apoiado nos referenciais teóricos da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1999) e do conceito de interculturalidade (WALSH, 2009). Os códigos criados a partir da Teoria da Atividade e do conceito de interculturalidade foram eficazes para analisar as formas com que os docentes se apropriaram da sessão “Astronomia Indígena” e dos conhecimentos da etnoastronomia. No total foram identificadas 289 apropriações pelos sujeitos, sendo analisadas por contexto e por área de atuação. Ficou evidente a apropriação da sessão por parte dos professores, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o conhecimento a partir de diferentes pontos de vista e aproximar a interculturalidade de suas práticas pedagógicas. Foram identificados diferentes tipos de tensões relacionadas à prática da interculturalidade, destacando algumas convergências e divergências entre a educação no Brasil e na Colômbia.
Arquivo PDF document 2017_SOARES_T_UFMG.pdf — Documento PDF, 4.39 MB