Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental

BARROS, Osvaldo dos Santos
Belém/PA, Universidade Federal do Pará, UFPA, Educação em Ciências e Matemática, 2004. 154p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iran Abreu Mendes).

Resumo Utilizando a leitura da cultura Tembé-Tenetehara como matriz de explicação da Astronomia científica para propormos, a partir de sua interface com a Matemática escolar, estratégias de aproximação dos conteúdos escolares de Matemática, as atividades que desenvolvemos cotidianamente, tendo em vista a articulação diagonal entre saberes gerados no contexto da sociedade e da cultura e os saberes científicos disseminados pela escola.