Evolução de conceito de mundo: uma proposta para inserção da Teoria da Relatividade no Ensino Médio

FREIRE, Joseil Carvalho
Evolução de conceito de mundo: uma proposta para inserção da Teoria da Relatividade no Ensino Médio
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2015. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iraziet da Cunha Charret, Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva).

Resumo Esse trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma proposta de inserção de tópicos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral no Ensino Médio. Apresenta também os resultados obtidos durante sua aplicação e uma pequena discussão sobre eles. A sequência didática desenvolvida faz uso de ferramentas pedagógicas variadas, com ênfase nos trabalhos em grupo. A aplicação da sequência didática ocorreu durante o período de aula regular, no turno da manhã, em três turmas de Ensino Médio de primeiro, segundo e terceiro ano. Adotou-se como material didático um livro alternativo para o Ensino de Física, que utiliza uma linguagem mais próxima daquela utilizada pelos estudantes. O Guia Mangá de Relatividade, que aborda, entre outros temas, os conceitos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral de forma simples e compreensível para os estudantes, tornando o conteúdo mais atrativo. Todo o trabalho está embasado no construtivismo, mais precisamente na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph D. Novak. O produto desenvolvido está apresentado ao final deste trabalho, e consta de um material para o professor contendo todas as atividades realizadas, textos, sugestões de leituras e links, assim como os apontamentos sobre o resultado dessa primeira aplicação.
Palavras-chave Ensino de Física, Relatividade Restrita, Relatividade Geral, Física Moderna e Contemporânea, Aprendizagem Significativa.
Abstract This work presents the development and application of a proposal for inclusion of topics Theory of Special Relativity and General Relativity in high school. It also presents the results obtained during its application and a short discussion on them. The developed didatic sequence makes use of varied teaching tools, with emphasis on group work. The application of the didactic sequence occurred during regular class period, the morning shift, in three high school classes of first, second and third year. It was adopted as didatic material educational an alternative book for Physics Teaching, which uses a language closer to that used by the students. The Manga Guide to Relativity, which addresses, among other things, the concepts of the Theory of Special and General Relativity simply and understandable for students, making it the most attractive content. All work is grounded in constructivism, specifically the Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Joseph D. Novak. The developed product is presented at the end of this work, and consists of a material for the teacher containing all activities, texts, suggested readings and links, as well as notes on the result of this first application.
Keywords Physics education, special relativity, general relativity, Modern and Contemporary Physics, Meaningful Learning.
Nível Mestrado