FREIRE, Joseil Carvalho
Evolução de conceito de mundo: uma proposta para inserção da Teoria da Relatividade no Ensino Médio
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2015. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iraziet da Cunha Charret, Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva).
|
Resumo |
Esse trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma proposta
de inserção de tópicos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral no Ensino Médio.
Apresenta também os resultados obtidos durante sua aplicação e uma pequena
discussão sobre eles. A sequência didática desenvolvida faz uso de ferramentas pedagógicas
variadas, com ênfase nos trabalhos em grupo. A aplicação da sequência
didática ocorreu durante o período de aula regular, no turno da manhã, em três
turmas de Ensino Médio de primeiro, segundo e terceiro ano. Adotou-se como
material didático um livro alternativo para o Ensino de Física, que utiliza uma linguagem
mais próxima daquela utilizada pelos estudantes. O Guia Mangá de Relatividade,
que aborda, entre outros temas, os conceitos de Teoria da Relatividade
Restrita e Geral de forma simples e compreensível para os estudantes, tornando o
conteúdo mais atrativo. Todo o trabalho está embasado no construtivismo, mais
precisamente na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph
D. Novak. O produto desenvolvido está apresentado ao final deste trabalho,
e consta de um material para o professor contendo todas as atividades realizadas,
textos, sugestões de leituras e links, assim como os apontamentos sobre o resultado
dessa primeira aplicação.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Relatividade Restrita, Relatividade Geral, Física Moderna e Contemporânea, Aprendizagem Significativa.
|
Abstract |
This work presents the development and application of a proposal for
inclusion of topics Theory of Special Relativity and General Relativity in high
school. It also presents the results obtained during its application and a short discussion
on them. The developed didatic sequence makes use of varied teaching
tools, with emphasis on group work. The application of the didactic sequence occurred
during regular class period, the morning shift, in three high school classes
of first, second and third year. It was adopted as didatic material educational an
alternative book for Physics Teaching, which uses a language closer to that used by
the students. The Manga Guide to Relativity, which addresses, among other things,
the concepts of the Theory of Special and General Relativity simply and understandable
for students, making it the most attractive content. All work is grounded
in constructivism, specifically the Meaningful Learning Theory of David Ausubel
and Joseph D. Novak. The developed product is presented at the end of this work,
and consists of a material for the teacher containing all activities, texts, suggested
readings and links, as well as notes on the result of this first application.
|
Keywords |
Physics education, special relativity, general relativity, Modern and Contemporary Physics, Meaningful Learning.
|
Nível |
Mestrado
|