Evolução Estelar no Ensino de Ciências

SILVA, André Bastos da
Evolução Estelar no Ensino de Ciências
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 107p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dagoberto da Silva Freitas; Paulo César da Rocha Poppe.).

Resumo Nesta dissertação apresentamos como proposta o ensino de Evolução Estelar na disciplina ciências para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A partir desta série, os alunos tem seu primeiro contato com estudo da estrutura atômica, tabela periódica, reações químicas, entre outros tópicos de física e química. Usando a Evolução Estelar, de um modo interdisciplinar, pudemos discutir estes conteúdos obrigatórios e, além disso, apresentamos novos conhecimentos como: a síntese dos elementos químicos, reações nucleares e outros temas de Astronomia e Astrofísica. Esta abordagem permite que os alunos tenham acesso a conteúdos de física moderna orientados pelos PCN, que por sua vez, tem sido ainda negligenciado nos currículos escolares. Com base na Teoria da Transposição Didática de Chevallard, analisamos os aspectos que tornam possível adequar o Saber Sábio e a Evolução Estelar, à realidade do ensino básico. Para tanto, fizemos inicialmente um levantamento quantitativo em livros didáticos, avaliando como os Saberes ligados a Astronomia tem sido apresentados. O segundo passo foi a realização de um pré-teste para avaliarmos o conhecimento prévio dos estudantes, e posteriormente compará-los com um pós-teste. A transposição destes conteúdos indicou que a Evolução Estelar em conjunto com a disciplina ciências torna o aprendizado mais lúdico e significativo, sendo uma proposta perfeitamente viável, assim como mostram os resultados. Ademais, construímos um jogo didático, produto educacional que pode ser usado como ferramenta que auxilie os estudantes no aprendizado dos processos evolutivos das estrelas.
Palavras-chave Evolução Estelar, Transposição Didática, Nucleosíntese.