CIRILO, Luciana Bruneli
Explorando a construção de calendários no Ensino Fundamental e Médio
São José do Rio Preto/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2017. 189p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marco Antônio Piteri).
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Resumo |
Este trabalho tem como propósito estudar os principais calendários solares desenvolvidos
ao longo da civilização humana, incluindo seus mecanismos de construção
baseados inicialmente em observações astronômicas até chegar ao calendário atual, em
que os movimentos de translação e de rotação do planeta Terra em relação ao Sol,
passam a ser substituídos por relógios atômicos. A temática relativa a calendários é
altamente interdisciplinar, pois envolve inúmeros aspectos de natureza cultural, histó-
rica, religiosa, losóca, astronômica e faz uso de conceitos sobre órbitas planetárias,
abrangendo ainda a disciplina de física. Por outro lado, conceitos matemáticos, como,
divisibilidade, sistemas de numeração e congruências permitem construir o calendá-
rio de um ano arbitrário no passado ou no futuro e saber exatamente em que dia da
semana cairá uma determinada data. Além disso, considerando que as órbitas planetá-
rias são elípticas, naturalmente comparece o conceito de cônicas. Vale salientar que os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) preconizam a exploração de temas e eixos
transversais. Inúmeras atividades didáticas integram o escopo desse trabalho e foram
propostas para serem exploradas junto aos estudantes do ensino fundamental e médio
com o propósito de despertar, motivar e estimular o interesse dos mesmos pelo estudo
de conceitos matemáticos e mostrar como a matemática está presente no cotidiano da
vida de todas as pessoas, desde as antigas civilizações. Entre as atividades podem ser
destacadas, o cálculo do número de dias entre duas datas quaisquer, que é usado para
se computar juros bancários e a data de aposentadoria de um trabalhador, assim como
a construção de um calendário gregoriano para um ano qualquer a partir de 1582 -
data de sua promulgação.
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Palavras-chave |
Calendários, Divisibilidade, Congruência, Congruência de Zeller, Cônicas.
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Abstract |
This work aims to study the main solar calendars developed throughout human
civilization, including its construction mechanisms based initially on astronomical observations
until arriving at the current calendar, where the movements of translation
and rotation of the planet Earth in relation to the Sun, Are replaced by atomic clocks.
The calendrical theme is highly interdisciplinary, as it involves numerous aspects of
cultural, historical, religious, philosophical, astronomical, and makes use of concepts
about planetary orbits, which includes the discipline of physics. On the other hand,
mathematical concepts such as divisibility, numbering systems and congruences allow
one to construct the calendar of an arbitrary year in the past or in the future and know
exactly on what day of the week a certain date will fall. Moreover, considering that
the planetary orbits are elliptical, the concept of conic appears naturally. It is worth
noting that the National Curricular Parameters (PCNs) advocate the exploration of
themes and transversal axes. Numerous didactic activities are part of the scope of this
work and were proposed to be explored with elementary and middle school students
in order to awaken, motivate and stimulate their interest in the study of mathematical
concepts and to show how mathematics is present in the daily life of People, since the
ancient civilizations. Among activities can be highlighted, calculating the number of
days between any two dates, which is used to compute bank interest and the retirement
date of a worker, as well as the construction of a gregorian calendar for any year from
1582 - date of its promulgation.
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Keywords |
Calendars, Divisibility, Congruence, Zeller's congruence, Conics.
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Nível |
Mestrado
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