Explorando a construção de calendários no Ensino Fundamental e Médio

CIRILO, Luciana Bruneli
Explorando a construção de calendários no Ensino Fundamental e Médio
São José do Rio Preto/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2017. 189p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marco Antônio Piteri).

Resumo Este trabalho tem como propósito estudar os principais calendários solares desenvolvidos ao longo da civilização humana, incluindo seus mecanismos de construção baseados inicialmente em observações astronômicas até chegar ao calendário atual, em que os movimentos de translação e de rotação do planeta Terra em relação ao Sol, passam a ser substituídos por relógios atômicos. A temática relativa a calendários é altamente interdisciplinar, pois envolve inúmeros aspectos de natureza cultural, histó- rica, religiosa, losóca, astronômica e faz uso de conceitos sobre órbitas planetárias, abrangendo ainda a disciplina de física. Por outro lado, conceitos matemáticos, como, divisibilidade, sistemas de numeração e congruências permitem construir o calendá- rio de um ano arbitrário no passado ou no futuro e saber exatamente em que dia da semana cairá uma determinada data. Além disso, considerando que as órbitas planetá- rias são elípticas, naturalmente comparece o conceito de cônicas. Vale salientar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) preconizam a exploração de temas e eixos transversais. Inúmeras atividades didáticas integram o escopo desse trabalho e foram propostas para serem exploradas junto aos estudantes do ensino fundamental e médio com o propósito de despertar, motivar e estimular o interesse dos mesmos pelo estudo de conceitos matemáticos e mostrar como a matemática está presente no cotidiano da vida de todas as pessoas, desde as antigas civilizações. Entre as atividades podem ser destacadas, o cálculo do número de dias entre duas datas quaisquer, que é usado para se computar juros bancários e a data de aposentadoria de um trabalhador, assim como a construção de um calendário gregoriano para um ano qualquer a partir de 1582 - data de sua promulgação.
Palavras-chave Calendários, Divisibilidade, Congruência, Congruência de Zeller, Cônicas.
Abstract This work aims to study the main solar calendars developed throughout human civilization, including its construction mechanisms based initially on astronomical observations until arriving at the current calendar, where the movements of translation and rotation of the planet Earth in relation to the Sun, Are replaced by atomic clocks. The calendrical theme is highly interdisciplinary, as it involves numerous aspects of cultural, historical, religious, philosophical, astronomical, and makes use of concepts about planetary orbits, which includes the discipline of physics. On the other hand, mathematical concepts such as divisibility, numbering systems and congruences allow one to construct the calendar of an arbitrary year in the past or in the future and know exactly on what day of the week a certain date will fall. Moreover, considering that the planetary orbits are elliptical, the concept of conic appears naturally. It is worth noting that the National Curricular Parameters (PCNs) advocate the exploration of themes and transversal axes. Numerous didactic activities are part of the scope of this work and were proposed to be explored with elementary and middle school students in order to awaken, motivate and stimulate their interest in the study of mathematical concepts and to show how mathematics is present in the daily life of People, since the ancient civilizations. Among activities can be highlighted, calculating the number of days between any two dates, which is used to compute bank interest and the retirement date of a worker, as well as the construction of a gregorian calendar for any year from 1582 - date of its promulgation.
Keywords Calendars, Divisibility, Congruence, Zeller's congruence, Conics.
Nível Mestrado