SOUZA, Kélcio Christian Rocha de
Explorando construções de telescópios no ensino de Matemática da Educação Básica
Teófilo Otoni/MG, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, 2018. 90p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauro Lúcio Franco).
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Resumo |
O presente trabalho aborda a construção e o desenvolvimento de um telescópio refrator de
baixo custo destinado a observações astronômicas e também como instrumento de apoio ao
processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Matemática da educação básica. O
telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de
observar e mensurar objetos longínquos, devido sua capacidade de coletar mais luz desses
objetos. Nesse sentido, buscou-se construir um instrumento de baixo custo e de boa qualidade,
cujo maior desafio foi minimizar o efeito da aberração cromática. Com o objetivo de explorar
o telescópio, sua estrutura interna foi analisada e explicada para mostrar que as pessoas
podem construir um instrumento simples para fazer suas observações astronômicas. O
resultado obtido dessa pesquisa pode ser utilizado em sala de aula como material didático para
estudar Física e Matemática, contribuindo para a aprendizagem dos alunos nestas disciplinas.
A escolha da construção de telescópios refratores se justifica não apenas pelo grande potencial
matemático que pode ser explorado utilizando o referido instrumento, mas também por este
aparelho ser essencial para a evolução da Ciência em áreas como Física, Matemática e
Astronomia. Conforme pesquisas de mercado, o telescópio não é acessível como um telefone
celular ou uma bola de futebol, isto poderia se justificar se houvesse um desinteresse das
pessoas por este instrumento, mas verifica-se justamente o contrário, as pessoas têm grande
curiosidade de fazer observações quando tem acesso ao telescópio. O trabalho aborda o
fenômeno da refração e o funcionamento das lentes objetiva e ocular que são os componentes
principais do telescópio. Com o objetivo de acompanhar as observações através do telescópio
e como recurso para aprender Astronomia, será apresentado o software Stellarium. O
funcionamento e a construção do telescópio refrator foram desenvolvidos como propostas
para serem realizadas em oficinas com objetivo de resgatar e estimular a curiosidade dos
participantes, além de investigar as contribuições para o aprendizado de Astronomia e
conceitos básicos de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se com a
proposta contribuir para a formação inicial de docentes, para isso foi desenvolvida uma
oficina piloto com alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência –
PIBID, que posteriormente foi aplicada em uma escola estadual, cujos resultados foram
analisados.
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Palavras-chave |
Construções de Telescópios, Ensino de Matemática, Ensino de Astronomia.
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Abstract |
The present work deals with the construction and development of a low cost refractor
telescope for astronomical observations and also as an instrument for learning Mathematics
contents of basic education. The telescope is an instrument that extends the ability of human
eyes to observe and measure distant objects because of their ability to collect more light from
these objects. In this sense, we tried to build a low-cost and good quality instrument, whose
main challenge was to minimize the effect of chromatic aberration. In order to demystify the
telescope, its internal structure was analyzed and explained to show that people can construct
a simple instrument to make their astronomical observations. The result obtained from this
research can be used in the classroom as didactic material to study interdisciplinary Physics
and Mathematics, contributing to the students' learning in these disciplines. The choice of
refractor telescope construction is justified not only by the great mathematical potential that
can be exploited using that instrument, but also by this apparatus being essential for the
evolution of Science in areas such as Physics, Mathematics and Astronomy. According to
market research, the telescope is not an accessible instrument such as a cell phone or a soccer
ball, this could be justified if there was a disinterest of people by the same, but it is the
opposite, people are very curious to do when you have access to the telescope. The work
addresses the phenomenon of refraction and the operation of the objective and ocular lenses
that are the main components of the telescope. In order to follow the observations through the
telescope and as a resource to learn Astronomy, the Stellarium software will be presented.
The operation and construction of the refractor telescope were developed as proposals to be
worked in workshops aiming to rescue and stimulate the curiosity of the participants, as well
as investigating the contributions to the learning of astronomy and basic concepts of
Mathematics in Elementary and Middle School. The intention is to contribute to the initial
training of teachers, for which a pilot workshop was developed with students from the
Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), which was later applied to a
state school, the results of which were analyzed.
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Keywords |
Telescope Constructions, Mathematics Teaching, Astronomy Teaching.
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Nível |
Mestrado
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