Explorando o planeta vermelho: atividades didáticas de comparação de aspectos geográficos entre os planetas Terra e Marte

NEVES, Tércia de Karla Moreira
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 202p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo Brescansin de Amôres).

Resumo Marte é um dos planetas telúricos que compõem o Sistema Solar e desde a antiguidade tem despertado curiosidade. Com o advento da tecnologia voltada para estudos dos corpos celestes, Marte tem sido alvo de crescente interesse. Sondas e satélites são enviados com certa frequência para monitoramento, coleta e análise de dados. A Terra é o parâmetro de comparação com outros planetas. O estudo comparativo é uma forma de confrontar fenômenos similares e díspares, além de possibilitar a produção de novos conhecimentos, e ajudam na consolidação dos antigos, porque necessitam de constante revisão. No presente trabalho, foram realizadas seis atividades adaptadas ou inéditas em aulas expositivas e práticas com 130 estudantes do Ensino Médio envolvendo temas relativos à Cartografia, modelagem do relevo e a atmosfera de Marte em comparação com os parâmetros geográficos terrestres. Tais atividades mostraram que algumas práticas científicas podem ser universalizadas e utilizadas no processo de compreensão do espaço geográfico, mesmo fora do planeta Terra. Devido a impossibilidade de estar em loco, foi apresentado como a tecnologia auxilia na análise destes espaços usando imagens de satélites e sondas munidos de sensores cada vez mais precisos. Além disso, as atividades tiveram o intuito de contribuir no processo de letramento científico dos estudantes no qual a sequência didática leva-os a desenvolver habilidades e competências de modo a incentivá-los a elaborar estratégias ao se deparar com novos desafios, como também ao senso crítico com capacidade de pesquisa e identificar conceitos científicos errôneos e mal empregados.
Palavras-chave Marte, Geografia, Astronomia, Letramento Científico, Sequência didática.