ALMEIDA, Nelson Cosme de
Física do meio ambiente como disciplina nas licenciaturas em Física: proposta de uma unidade didática para ensinar efeito estufa e aquecimento global
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2014. 240p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilvan Luiz Borba).
|
Resumo |
Nesse trabalho de dissertação propomos uma Unidade Didática para ensinar
conteúdos de Física através das discussões ambientais sobre o efeito estufa e o
aquecimento global. Essa unidade didática está fundamentada numa intervenção
metodológica problematizadora a partir da aplicação do Método do Arco de Charles
Maguerez. Os fundamentos metodológicos da dissertação encontram-se inseridos
na pesquisa-ação e esta está estruturada em cinco capítulos: o primeiro capítulo
trata de Física do Meio Ambiente (FMA) como disciplina nos Cursos de Licenciatura
em Física no Brasil, trazendo a preocupação de saber como essa disciplina vem
sendo lecionada. Iniciamos o primeiro capítulo explicitando as razões que sustentam
a inserção da disciplina Física do Meio Ambiente nos Cursos de Licenciatura em
Física. Depois fizemos uma pesquisa, nos sites das Instituições de Ensino Superior,
para sabermos da existência ou não dessa disciplina nas matrizes curriculares. Em
seguida, analisamos as ementas para verificar quais bibliografias estão sendo
adotadas e quais conteúdos de Física estão sendo trabalhados, e como isso tem
sido feito. Os cursos pesquisados foram os das Universidades Federais e Institutos
Federais. Assim finalizamos o primeiro capítulo. Diante da indissociabilidade entre
os estudos em Ensino de Física e os estudos sobre competências, habilidades e
aprendizagem significativa, escrevemos o segundo capítulo. Nesse capítulo
discutimos o desafio de converter informação em conhecimento. Num primeiro
momento sobre a formação inicial de professores, pois mesmo não sendo esse o
nosso enfoque, o estudo é sobre uma disciplina do curso superior, portanto,
oferecida a futuros docentes. Depois falamos sobre a cultura do conhecimento, onde
ressaltamos a utilização de uma abordagem de ensino que promova significados
pelo conteúdo lecionado e faça sentido para o aluno. Finalizamos o terceiro capítulo,
fazendo algumas considerações sobre competências e habilidades, com o intuito de
identificarmos quais habilidades e competências foram trabalhadas e desenvolvidas
durante e após a aplicação da Unidade Didática. O terceiro capítulo é o resultado de
uma revisão e estudo bibliográfico sobre a interação radioativa Terra-Sol. Os
assuntos pesquisados abordam desde a geração de energia no Sol aos temas
mancha solar, ejeção de massa coronal, vento solar, radiação do corpo negro, Lei
de Deslocamento de Wien, Lei de Stefan-Boltzmann, efeito estufa e aquecimento
global. Esse capítulo trata de um material de apoio para o professor da disciplina
supracitada. O quarto capítulo fala sobre o Método do Arco de Charles Maguerez;
aqui explicamos a estrutura de cada uma das cinco etapas do Arco e de como
utilizá-las no ensino. Também mostramos outra versão desse método adaptada por
Bordenave. No quinto e último capítulo trouxemos uma descrição de como o método
do Arco foi utilizado, nas aulas de Física do Meio Ambiente, com os alunos da
Licenciatura em Física do IFRN Campus Santa Cruz. Apresentamos, nesse capítulo,
uma transcrição das aulas para mostrar como se deu a aplicação de uma
metodologia problematizadora no ensino dos conteúdos de Física propostos para a
Unidade Didática a partir da discussão ambiental sobre os fenômenos efeito estufa e
aquecimento global.
|
Palavras-chave |
Unidade Didática, Método do Arco de Charles Maguerez, Física do Meio Ambiente, Licenciatura em Física.
|
Abstract |
In this dissertation we propose a Teaching Unit of Physics to teach content through
environmental discussions of the greenhouse effect and global warming. This
teaching unit is based on a problem-methodological intervention from the application
of the method of the Arch of Charles Maguerez. The methodological foundations of
the thesis are embedded in action research and this is structured in five chapters: the
first chapter deals with the Physical Environment (FMA) as a subject in Degree
Courses in Physics in Brazil, bringing the concern of how this discipline has been
taught. We started the first chapter explaining the reasons behind the inclusion of the
discipline of Physical Environment in a Physics Degree Courses. Then we did a
search on the websites of Institutions of Higher Education, to know of the existence
or not of this discipline on curricular. We then analyzed the menus to see what
bibliographies are being adopted and what content of Physics are being worked, and
how it has been done. The courses surveyed were those of Federal and Federal
Institutes Universities. Thus ended the first chapter. Given the inseparability between
studies in Physics Teaching and studies on competencies, skills and significant
learning, wrote the second chapter. In this chapter we discuss the challenge of
converting information into knowledge. Initially on initial teacher training, because
even if this is not our focus, the study is a discipline on the upper reaches, therefore,
offered to future teachers. Then we talked about the culture of knowledge, where we
emphasize the use of a teaching approach that promotes meanings taught by
content and make sense to the student. We finished the third chapter, making some
considerations on skills and abilities, in order to identify what skills and competencies
were developed and worked during and after the implementation of Curriculum Unit.
The third chapter is the result of a literature review and study of the radioactive Earth-
Sun interaction. The subjects researched approach from the generation of energy in
the sun to topics stain solar coronal mass ejections, solar wind, black body radiation,
Wien displacement law, Stefan-Boltzmann Law, greenhouse effect and global
warming. This chapter deals with material support for the teacher of the
aforementioned discipline. The fourth chapter talks about the arc method of Charles
Maguerez; Here we explain the structure of each of the five steps of the Arc and how
to use them in teaching. We also show another version of this method adapted by
Bordenave. In the fifth and final chapter brought a description of how the method of
Arc was used in physics classes of Environment, with students majoring in Physics
IFRN Campus Santa Cruz. Here, in this chapter, a transcript of classes to show how
was the application of a problem-based methodology in the teaching of content
proposed for Physics Teaching Unit from the environmental discussion about the
greenhouse effect and global warming phenomena.
|
Keywords |
Didactic Unit, Charles Maguerez arc method, Physics of the environment, Degree in physics.
|
Nível |
Mestrado
|