Física do meio ambiente como disciplina nas licenciaturas em Física: proposta de uma unidade didática para ensinar efeito estufa e aquecimento global

ALMEIDA, Nelson Cosme de
Física do meio ambiente como disciplina nas licenciaturas em Física: proposta de uma unidade didática para ensinar efeito estufa e aquecimento global
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2014. 240p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilvan Luiz Borba).

Resumo Nesse trabalho de dissertação propomos uma Unidade Didática para ensinar conteúdos de Física através das discussões ambientais sobre o efeito estufa e o aquecimento global. Essa unidade didática está fundamentada numa intervenção metodológica problematizadora a partir da aplicação do Método do Arco de Charles Maguerez. Os fundamentos metodológicos da dissertação encontram-se inseridos na pesquisa-ação e esta está estruturada em cinco capítulos: o primeiro capítulo trata de Física do Meio Ambiente (FMA) como disciplina nos Cursos de Licenciatura em Física no Brasil, trazendo a preocupação de saber como essa disciplina vem sendo lecionada. Iniciamos o primeiro capítulo explicitando as razões que sustentam a inserção da disciplina Física do Meio Ambiente nos Cursos de Licenciatura em Física. Depois fizemos uma pesquisa, nos sites das Instituições de Ensino Superior, para sabermos da existência ou não dessa disciplina nas matrizes curriculares. Em seguida, analisamos as ementas para verificar quais bibliografias estão sendo adotadas e quais conteúdos de Física estão sendo trabalhados, e como isso tem sido feito. Os cursos pesquisados foram os das Universidades Federais e Institutos Federais. Assim finalizamos o primeiro capítulo. Diante da indissociabilidade entre os estudos em Ensino de Física e os estudos sobre competências, habilidades e aprendizagem significativa, escrevemos o segundo capítulo. Nesse capítulo discutimos o desafio de converter informação em conhecimento. Num primeiro momento sobre a formação inicial de professores, pois mesmo não sendo esse o nosso enfoque, o estudo é sobre uma disciplina do curso superior, portanto, oferecida a futuros docentes. Depois falamos sobre a cultura do conhecimento, onde ressaltamos a utilização de uma abordagem de ensino que promova significados pelo conteúdo lecionado e faça sentido para o aluno. Finalizamos o terceiro capítulo, fazendo algumas considerações sobre competências e habilidades, com o intuito de identificarmos quais habilidades e competências foram trabalhadas e desenvolvidas durante e após a aplicação da Unidade Didática. O terceiro capítulo é o resultado de uma revisão e estudo bibliográfico sobre a interação radioativa Terra-Sol. Os assuntos pesquisados abordam desde a geração de energia no Sol aos temas mancha solar, ejeção de massa coronal, vento solar, radiação do corpo negro, Lei de Deslocamento de Wien, Lei de Stefan-Boltzmann, efeito estufa e aquecimento global. Esse capítulo trata de um material de apoio para o professor da disciplina supracitada. O quarto capítulo fala sobre o Método do Arco de Charles Maguerez; aqui explicamos a estrutura de cada uma das cinco etapas do Arco e de como utilizá-las no ensino. Também mostramos outra versão desse método adaptada por Bordenave. No quinto e último capítulo trouxemos uma descrição de como o método do Arco foi utilizado, nas aulas de Física do Meio Ambiente, com os alunos da Licenciatura em Física do IFRN Campus Santa Cruz. Apresentamos, nesse capítulo, uma transcrição das aulas para mostrar como se deu a aplicação de uma metodologia problematizadora no ensino dos conteúdos de Física propostos para a Unidade Didática a partir da discussão ambiental sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global.
Palavras-chave Unidade Didática, Método do Arco de Charles Maguerez, Física do Meio Ambiente, Licenciatura em Física.
Abstract In this dissertation we propose a Teaching Unit of Physics to teach content through environmental discussions of the greenhouse effect and global warming. This teaching unit is based on a problem-methodological intervention from the application of the method of the Arch of Charles Maguerez. The methodological foundations of the thesis are embedded in action research and this is structured in five chapters: the first chapter deals with the Physical Environment (FMA) as a subject in Degree Courses in Physics in Brazil, bringing the concern of how this discipline has been taught. We started the first chapter explaining the reasons behind the inclusion of the discipline of Physical Environment in a Physics Degree Courses. Then we did a search on the websites of Institutions of Higher Education, to know of the existence or not of this discipline on curricular. We then analyzed the menus to see what bibliographies are being adopted and what content of Physics are being worked, and how it has been done. The courses surveyed were those of Federal and Federal Institutes Universities. Thus ended the first chapter. Given the inseparability between studies in Physics Teaching and studies on competencies, skills and significant learning, wrote the second chapter. In this chapter we discuss the challenge of converting information into knowledge. Initially on initial teacher training, because even if this is not our focus, the study is a discipline on the upper reaches, therefore, offered to future teachers. Then we talked about the culture of knowledge, where we emphasize the use of a teaching approach that promotes meanings taught by content and make sense to the student. We finished the third chapter, making some considerations on skills and abilities, in order to identify what skills and competencies were developed and worked during and after the implementation of Curriculum Unit. The third chapter is the result of a literature review and study of the radioactive Earth- Sun interaction. The subjects researched approach from the generation of energy in the sun to topics stain solar coronal mass ejections, solar wind, black body radiation, Wien displacement law, Stefan-Boltzmann Law, greenhouse effect and global warming. This chapter deals with material support for the teacher of the aforementioned discipline. The fourth chapter talks about the arc method of Charles Maguerez; Here we explain the structure of each of the five steps of the Arc and how to use them in teaching. We also show another version of this method adapted by Bordenave. In the fifth and final chapter brought a description of how the method of Arc was used in physics classes of Environment, with students majoring in Physics IFRN Campus Santa Cruz. Here, in this chapter, a transcript of classes to show how was the application of a problem-based methodology in the teaching of content proposed for Physics Teaching Unit from the environmental discussion about the greenhouse effect and global warming phenomena.
Keywords Didactic Unit, Charles Maguerez arc method, Physics of the environment, Degree in physics.
Nível Mestrado