Física Moderna e Contemporânea: intervenção didática por meio de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) no Ensino Médio

SIQUEIRA, Adriana Barreto de Oliveira
Física Moderna e Contemporânea: intervenção didática por meio de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) no Ensino Médio
Campos dos Goytacazes/RJ, Instituto Federal Fluminense, IFF, 2017. 266p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Renata Lacerda Caldas).

Resumo A presente pesquisa investigou as potencialidades das UEPS para a facilitação do ensino de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em nível médio. Privilegiando uma abordagem qualitativa, o trabalho se apoiou no referencial teórico da epistemologia da prática docente, no modelo de ensino de Gowin e nos princípios da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Todo o estudo resultou na elaboração de um Produto Educacional, constituído pelas UEPS elaboradas nos temas Cosmologia e Radioatividade. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionário on line para sondagem inicial, entrevista, questionário aplicado a professores de Física e atividades utilizadas nas UEPS. As unidades foram aplicadas pela autora em duas turmas (1o e 2o anos) do Ensino Médio do Colégio Estadual José do Patrocínio, Campos dos Goytacazes, RJ, e avaliadas por quatro professores. Os resultados da aplicação das UEPS mostraram fortes indícios de boa receptividade dos alunos promovendo uma predisposição para aprender os conteúdos de Física, condição que favorece a aprendizagem significativa, segundo Ausubel. A avaliação por parte dos professores foi bastante positiva, os quais destacaram a importância de um material que contenha planejamento, atividades e instruções de execução, fatores que encorajam a sua utilização. Neste aspecto, constata-se que o material pode ser considerado um material potencialmente significativo que vem corroborar com o modelo de ensino de Gowin, o qual afirma que há uma relação triádica entre materiais de ensino, professor e aluno cujo objetivo é compartilhamento de significados. Como o material produzido nesta pesquisa (UEPS elaboradas) foi aplicado com êxito em sala de aula pela pesquisadora, pode-se afirmar seu potencial de exequibilidade e relevância.
Palavras-chave Ensino de Física, Física Moderna e Contemporânea, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas.
Abstract The present research investigated the potentialities of the LIFOs for the facilitation of the teaching of Modern and Contemporary Physics (FMC) content at the intermediate level. Privileging a qualitative approach, the work was based on the theoretical reference of the epistemology of teaching practice, the Gowin teaching model and the principles of Ausubel's Significant Learning theory for the elaboration of Potentially Significant Teaching Units. All the study resulted in the elaboration of an Educational Product, constituted by the UEPS elaborated in the themes Cosmology and Radioactivity. On-line questionnaire for initial probing, interview, questionnaire applied to physics teachers and activities used in LIFOs were used as data collection instruments. The units were applied by the author in her first and second year classes at the José do Patrocínio State College, Campos dos Goytacazes, RJ, and evaluated by four teachers. The results of the application of the UFPS showed strong evidence of good receptivity of the students promoting a predisposition to learn the contents of Physics, a condition that favors meaningful learning, according to Ausubel. The evaluation by the teachers was very positive, which highlighted the importance of a material that contains planning, activities and instructions for execution, factors that encourage its use. In this respect, it can be seen that the material can be considered a potentially significant material that corroborates with the Gowin teaching model, which affirms that there is a triadic relationship between teaching materials, teacher and student whose goal is to share meanings. As the material produced in this research (elaborated LIFOs) was successfully applied in the classroom by the researcher, one can affirm its potential for feasibility and relevance.
Keywords Physics education, Modern and Contemporary Physics, Potentially Significant Teaching Units.