Física para Geografia: desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar

ALVES, Aureliano de Oliveira
Física para Geografia: desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2008. 86p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilvan Luiz Borba).

Resumo Este trabalho tem como objetivo elaborar, apresentar e aplicar uma proposta que possibilite uma inter-relação entre os conhecimentos físicos e geográficos no curso de formação de professores de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, na cidade de Limoeiro do Norte-Ce. Inicialmente, observamos na literatura pertinente e nas posições de especialistas quais competências e habilidades são sugeridas para um futuro professor de Geografia. Em seguida, selecionamos conteúdos que abordassem os conceitos físicos contextualizando-os com assuntos presentes no cotidiano de um professor de Geografia, como os fenômenos naturais relacionados principalmente com o meio ambiente e o clima espacial, bem como, os astronômicos, utilizando materiais didáticos com linguagem de fácil interpretação e sem a presença excessiva das formulações matemáticas. A avaliação da experiência permite afirmar que o tratamento interdisciplinar, como uma das alternativas importantes de organização curricular, quando aplicados em sala de aula indicam melhor aprendizagem, redução na evasão e quedas significativas nos índices de reprovação quando comparados com as propostas tradicionais de disciplinas de Física para Geografia. Por outro lado, verifica-se que a manutenção e ampliação de propostas dessa natureza é um desafio a ser perseguido, no intuito de que alunos de outros cursos possam perceber os conceitos físicos como algo próximo à sua realidade e que compreendê-los é relevante para a sua formação profissional e pessoal.
Palavras-chave Formação de professores, Interdisciplinaridade, Física, Geografia.
Abstract This study has as its aim the elaboration, presentation and application of a proposal which makes possible an inter-disciplinary relationship between knowledge of physics and geography in the graduation course for forming geography teachers in the Dom Aureliano Matos Faculty of Philosophy in the city of Limoeiro do Norte in the State of Ceára. Initially, we observe in pertinent literature and opinions of specialists what capacities and abilities are suggested for a future teacher of geography. Following that, we select subject matter which broaches upon physic concepts and may be contextualized within topics present in the daily fare of a geography teacher, such as natural phenomena related principally to natural environment and climate, envolving astronomic features, using didactic materials and resources in easily understood language and without the excessive presence of mathematical formulas. An evaluation of the experience allows us to affirm that inter-disciplinary treatment, as an important alternative for curriculam organization, when applied in the classroom shows that there is better learning, a reduction in class evasion and a significant fall in failures when compared with traditional proposals for the teaching of physics in relation to geography. On the other hand, it is notable that to maintain and augment such measures it is a challenge to be met, with the purpose that students of other courses may perceive that physic concepts have much to do with their reality, and that understanding them is relevant for their professional and personal formation.
Keywords Forming teachers, Inter-disciplinary, Physics Geography.
Nível Mestrado