Fontes primárias de Galileu no ensino de Física : uma proposta envolvendo Natureza da Ciência para o Ensino Médio

SILVA, Edson Bezerra da
Fontes primárias de Galileu no ensino de Física : uma proposta envolvendo Natureza da Ciência para o Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2017. 116p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Breno Arsioli Moura).

Resumo Já não é mais novidade no meio educacional a necessidade de aprimorar o ensino da física, em busca de uma formação de alunos mais críticos em relação ao saber científico. Isso envolve, entre outras coisas, a introdução de conteúdos históricos sobre a ciência em sala de aula. Este trabalho apresenta uma proposta de introdução da história da ciência no ensino de física por meio de atividades envolvendo fontes primárias. As fontes abarcam os trabalhos de Galileu Galilei no início do século XVII, em meio às discussões sobre qual sistema de mundo era o verdadeiro, o geocêntrico – aceito amplamente até então – ou o heliocêntrico, proposto por Nicolau Copérnico décadas antes e defendido por Galileu. A proposta, construída após um aprofundamento na historiografia moderna da ciência, busca contemplar professores e demais interessados que desejem trabalhar aspectos introdutórios sobre o geocentrismo e o heliocentrismo, bem como acerca da relevância dos trabalhos de Galileu para o desenvolvimento da ciência moderna.
Palavras-chave Ensino de física, fontes primárias, história da ciência, natureza da ciência.
Abstract It is no longer new the necessity to improve physics teaching, towards an education that foster a more critical view on the scientific knowledge by the students. This implies, among other things, the introduction of historical content about science in classroom activities. This dissertation presents a proposal to introduce historical content in physics classes from the use of primary sources. The sources comprehend the works of Galileo Galilei at the beginning of the seventeenth-century, in the middle of the discussions on which system of world was true, the geocentric – widely accepted at that time – or the heliocentric, proposed by Nicolaus Copernicus decades before and adopted by Galileo. The proposal was elaborated from a deep immersion of the current standarts of modern historiography of science and aims to offer to teachers and other public resources to discuss geocentrism and heliocentrism, as well as the relevance of Galileo to the development of modern science.
Keywords Physics teaching, primary sources, history of science, nature of science.
Nível Mestrado