SILVA, Edson Bezerra da
Fontes primárias de Galileu no ensino de Física : uma proposta envolvendo Natureza da Ciência para o Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2017. 116p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Breno Arsioli Moura).
|
Resumo |
Já não é mais novidade no meio educacional a necessidade de aprimorar o ensino
da física, em busca de uma formação de alunos mais críticos em relação ao saber
científico. Isso envolve, entre outras coisas, a introdução de conteúdos históricos
sobre a ciência em sala de aula. Este trabalho apresenta uma proposta de
introdução da história da ciência no ensino de física por meio de atividades
envolvendo fontes primárias. As fontes abarcam os trabalhos de Galileu Galilei no
início do século XVII, em meio às discussões sobre qual sistema de mundo era o
verdadeiro, o geocêntrico – aceito amplamente até então – ou o heliocêntrico,
proposto por Nicolau Copérnico décadas antes e defendido por Galileu. A proposta,
construída após um aprofundamento na historiografia moderna da ciência, busca
contemplar professores e demais interessados que desejem trabalhar aspectos
introdutórios sobre o geocentrismo e o heliocentrismo, bem como acerca da
relevância dos trabalhos de Galileu para o desenvolvimento da ciência moderna.
|
Palavras-chave |
Ensino de física, fontes primárias, história da ciência, natureza da ciência.
|
Abstract |
It is no longer new the necessity to improve physics teaching, towards an education
that foster a more critical view on the scientific knowledge by the students. This
implies, among other things, the introduction of historical content about science in
classroom activities. This dissertation presents a proposal to introduce historical
content in physics classes from the use of primary sources. The sources comprehend
the works of Galileo Galilei at the beginning of the seventeenth-century, in the middle
of the discussions on which system of world was true, the geocentric – widely
accepted at that time – or the heliocentric, proposed by Nicolaus Copernicus
decades before and adopted by Galileo. The proposal was elaborated from a deep
immersion of the current standarts of modern historiography of science and aims to
offer to teachers and other public resources to discuss geocentrism and
heliocentrism, as well as the relevance of Galileo to the development of modern
science.
|
Keywords |
Physics teaching, primary sources, history of science, nature of science.
|
Nível |
Mestrado
|