Formação continuada de professores de Ciências para o ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

DANTAS, Rosemeire da Silva
Formação continuada de professores de Ciências para o ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2012. 148p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: André Ferrer Pinto Martins).

Resumo Situado na interseção entre Formação Continuada, Ensino de Ciências e conteúdos de astronomia, a pesquisa tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: Quais os desafios encontrados numa formação continuada em serviço, de professores de Ciências, para os anos iniciais do Ensino Fundamental com conteúdos de astronomia? Visando responder esta questão, realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa em uma escola da Rede Municipal de Natal/RN, com 6 professores que lecionam/lecionavam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de 14 encontros de formação continuada em serviço, com a finalidade de possibilitar, por meio de uma discussão compartilhada, uma compreensão mais crítica e propositiva a respeito do ensino de Ciências, sobretudo, de alguns conteúdos de astronomia para os anos iniciais. Para tanto, consideramos que a compreensão mais aprofundada dos conhecimentos astronômicos possibilita o estabelecimento de relações e conexões entre os conhecimentos teóricos e o cotidiano do exercício docente. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. A pesquisa contou ainda com o uso de questionários e diário de campo, todavia, a gravação em áudio foi seu principal instrumento de trabalho. Dos dados coletados, emergiram várias questões, como, o pouco domínio do conteúdo conceitual, diversas concepções alternativas entre os professores sobre os conteúdos de astronomia, falta de espaço adequado no ambiente escolar para estudo coletivo e necessidade de reflexão sobre a ação. Para finalizar, sinaliza-se que os conteúdos de astronomia devem ser utilizados nas salas de aula de Ciências, desde que, o planejar da ação docente considere a existência de diversas concepções alternativas sobre a temática, tanto entre os professores, como entre os alunos, e a necessidade, no trabalho docente, de formação continuada permanente.