GOMES, Isabel Lourenço
Formação de mediadores em museus de ciência
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2013. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sibele Cazelli).
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Resumo |
A mediação humana é amplamente utilizada em museus de ciência no Brasil e frequentemente
desempenhada por estudantes sem formação acadêmica prévia específica. Isto representa um
desafio: como os museus de ciência contribuem para a formação desses profissionais? A presente
pesquisa baseou-se nesta questão inicial e utilizou-se dos estudos de Maurice Tardif a respeito
dos saberes docentes, para analisar os processos de formação de mediadores que ocorrem no
Museu Espaço Ciência Viva (ECV) e no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do ponto
de vista das instituições e dos próprios mediadores. Em ambos os museus estudados a formação
de mediadores se dá por meio de um curso de curta duração e variadas ações de formação em
serviço, sendo a própria prática considerada um aspecto formativo essencial. Identificou-se nos
processos de formação analisados a mobilização de diversos tipos de saberes. No caso do ECV,
observou-se uma ênfase maior nos saberes disciplinares, enquanto que no MAST, priorizou-se os
saberes da formação profissional ou pedagógicos. Em ambos os casos os saberes da experiência
são considerados essenciais para a formação de mediadores. Na perspectiva dos mediadores, a
sua formação é influenciada por múltiplos fatores tais como: os cursos promovidos pelos museus,
a sua formação acadêmica prévia, a prática e o compartilhamento de idéias entre os pares, dentre
outros, com destaque para os dois últimos aspectos. Para estes sujeitos, os saberes da
experiência têm forte relevância na sua formação. Identificou-se ainda uma valorização dos
saberes disciplinares e da formação profissional por parte dos mediadores. Conclui-se que os
processos analisados envolvem diversas ações e múltiplos saberes, os quais devem ser
considerados pelos museus na concepção de atividades para formação de mediadores. Dentre
estes saberes, os saberes da experiência tiveram destaque nos processos analisados, e nesse
sentido, julga-se interessante a incorporação de mecanismos que incentivem o compartilhamento
de idéias e práticas entre mediadores nas ações desempenhadas pelos museus de ciências para
a formação desses profissionais.
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