Formação de um núcleo de apoio regional a professores de Física em serviço no ensino médio baseado na Universidade de Itaúna

RIBEIRO, Osmando Barbosa da Silva
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Física, 2007. 97p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo de Campos Valadares).

Resumo Neste trabalho discutimos a realização de um programa piloto de apoio de caráter regional direcionado a professores de física em serviço no ensino médio, tendo como base a Universidade de Itaúna. É apresentado um mapeamento das necessidades de professores de física em serviço no ensino médio atuando na região de Itaúna, Minas Gerais. Foi realizado um levantamento do perfil dos professores (formação acadêmica, motivação e expectativas profissionais) e de suas demandas de apoio envolvendo formação continuada e novos enfoques voltados para a realidade da sala de aula. Para situar o presente trabalho, é incluída uma revisão de programas intermitentes e continuados de apoio a professores e alunos do ensino médio, realizados no Brasil e em outros países. Existem vários programas de apoio ao professor, com metodologias diversas, mas não atingem todos os professores. A pesquisa junto aos professores revelou que maioria dos professores se encontra desencantada com a profissão. Além disso, os docentes estão praticamente isolados da academia e raramente participam de programas de formação continuada. Os programas existentes muitas vezes não correspondem às suas expectativas e necessidades. Mesmo com todas as dificuldades, os professores têm interesse em buscar aprimoramento profissional, mas não encontram apoio e incentivo nesse sentido. Para realizar o programa piloto contamos com uma rede de colaboradores. As atividades organizadas incluíram cursos e eventos voltados para os professores de física e alguns eventos voltados para estudantes do ensino médio e para a comunidade acadêmica da Universidade. O programa piloto trouxe vários benefícios para os professores, como a criação de um espaço de interação com colegas e pesquisadores, a oportunidade de ter contato com a produção científica e novas idéias para a sua prática. Os resultados mostram que é possível desenvolver algumas ações significativas de apoio aos professores de física, mesmo a partir de uma universidade privada que não possui um curso de graduação em física. O trabalho realizado proporcionou uma aproximação entre professores/pesquisadores, academia/escolas, e pesquisa/ensino. Nosso trabalho levou à instalação de um observatório astronômico na Universidade e assim passamos a ter um espaço permanente destinado a apoiar o ensino de ciências.