Formação e evolução estelar como uma proposta de contextualização para o ensino de termodinâmica no Ensino Médio

RODRIGUES, Renato da Silva Rosa
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 113p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wagner Figueiredo).

Resumo Esta dissertação descreve o desenvolvimento e implementação de um material instrucional composto por um texto principal intitulado Formação e Evolução Estelar, um experimento intitulado Medindo a Temperatura Efetiva do Sol e um site intitulado Evolução Estelar. O material foi desenvolvido para professores de Física da Educação Básica que desejam enriquecer suas aulas trabalhando conceitos de Termodinâmica contextualizados com a Formação e Evolução Estelar. Ele foi aplicado em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de Santa Catarina. Os resultados indicam a possibilidade da inserção de tópicos de Astrofísica no Ensino de Física, bem como a validade de se trabalhar a Termodinâmica de forma contextualizada à formação e evolução das estrelas. Ficou evidenciado a disposição e interesse dos alunos pelo tema, assim como a participação e envolvimento em todas as aulas. Nossa intenção é que este trabalho seja uma referência de fácil acesso e que se torne um material enriquecedor para professores e alunos.
Palavras-chave Ensino de Física, Termodinâmica, Estrelas.
Abstract This Thesis describes the development and implementation of an instructional material that consists of a main text entitled Formation and Evolution of Stars, an experiment entitled Measuring the Sun's temperature and a Website called Stellar Evolution. The material was developed for physics’ teachers of the High School who intend to enlarge their classes working with thermodynamics concepts related to the formation and evolution of stars. It was applied to High School students of a public school in the Santa Catarina state, Brazil. The results of our investigation indicate the possibility to include Astrophysics topics in teaching Physics within the context of Thermodynamics. We have observed the interest of the students in Thermodynamics following this approach. We believe this work will be a reference of easy access and can help teachers and students to learn more about concepts of Thermodynamics by this new road.
Keywords Physics Teaching, Thermodynamics, Stars.