Formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática e o ensino de astronomia

MACÊDO, Josué Antunes de
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2014. 269p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo A Astronomia é parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto raramente é ensinada adequadamente na educação básica. Nesse sentido, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de investigar as contribuições do uso dos recursos tradicionais, articulados com as tecnologias digitais, na construção da autonomia docente de futuros professores de Ciências da Natureza e Matemática em relação ao ensino de temas de Astronomia. Seguiram-se as seguintes etapas: i) análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG); ii) análise das preconcepções dos alunos em relação à Astronomia e às tecnologias digitais; iii) elaboração do curso e aplicação, que se desenvolveu na modalidade semipresencial, utilizando a proposta de ensino do pluralismo metodológico; iv) aplicação e análise do questionário final. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por trinta e dois alunos dos cursos de Física, Matemática e Ciências Biológicas. Utilizou-se a metodologia mista, com delineamento pré-experimental, combinada com análise de conteúdo. Os resultados apontam que: no IFNMG, apenas o curso de licenciatura em Física contempla conteúdos de Astronomia diluídos em várias disciplinas do currículo; há índices baixos de conhecimento prévio dos alunos em relação à Astronomia e indícios de aprendizagem significativa dos conceitos relacionados à Astronomia. Esta pesquisa buscou contribuir para a formação inicial docente, sobretudo em relação ao Ensino de Astronomia, propondo novas alternativas para promover o ensino dessa área do conhecimento. Buscou, ainda, contribuir com as instituições que desejam implantar cursos semipresenciais ou a distância, pois verificou-se durante a pesquisa que, embora seja importante as discussões realizadas nos fóruns, há uma necessidade de que esses cursos promovam encontros presenciais, com realização de atividades práticas e manipulativas.
Arquivo PDF document 2014_MACEDO_T_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 5.87 MB