SILVA, Rodrigo Madeira Fernandes da
Formação Inicial de professores de Física: estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre Astronomia com inserções de jogos teatrais
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2016. 187p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Camargo).
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Resumo |
A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores,
mais especificamente nas disciplinas de Prática de Docência em Ensino de Física I e
II do curso de Licenciatura em Física de uma Instituição deEnsino Superior (IES). O
objetivo principal foi analisar quaiscompetências e habilidadespodem ser
desenvolvidas a partir da construção e realização de um minicurso de Astronomia
com inserções de jogos teatrais no processo formativo de futuros professores de
Física. Na parte de embasamento teórico apresentamosuma reflexão sobre as
noções de competência e habilidades segundo Perrenoud (2000) e Perrenoud et al.
(2001). Revisamos também o conceito de jogo teatral, jogos e atividades lúdicas na
educação, relação dos jogos teatrais e lúdicos segundo os seguintes autores Spolin
(2010a); Spolin (2010b); Koudela (2012); Kishimoto (2011); Hiuzinga (2012) e
Bougere (1998).No que diz respeito aoensino de Astronomiautilizamos como aporte
teórico Ortelan e Bretones (2011); Langhi e Nardi (2012), Bussi e Bretones (2013).
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual os dados foram
constituídos a partir do acompanhamento de um minicurso de Astronomia, que foi
planejado e desenvolvido em três módulos numa escola de educação básica da rede
pública de ensino no segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. Os
dados foram registrados em um diário de campo, gravações em áudio e vídeo. A
sistematização e análise dos dados foram organizadas em torno de três fases,
conforme Bardin (2011) e Moraes (1999): a) A pré-análise; b) A exploração do
material; e, por fim, c) O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação.
Os resultados mostram que os Licenciandos superaram algumas inquietações
existentes inicialmente em seu processo formativo, principalmente, sobre os jogos
teatrais e lúdicos e incorporaram competências e habilidades relacionadas ao
planejamento e desenvolvimento do minicurso de Astronomia. À guisa de conclusão,
é possível perceber que independente dos obstáculos enfrentados e superados
durante as etapas de planejamento e desenvolvimento do minicurso, os
Licenciandos sentiram-se valorizados enquanto profissionais professores durante
todo o processo formativo.
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