Geometria da observação dos movimentos aparentes do Sol e aplicações

OLIVEIRA, Luciano de
Geometria da observação dos movimentos aparentes do Sol e aplicações
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2011. 157p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Antonio Salvador).

Resumo O objetivo desta dissertação é de trabalhar conteúdos de Matemática que contemplam tópicos de Astronomia, mais especificamente alguns aspectos da geometria dos movimentos aparentes do Sol. Por meio da observação direta do movimento do Sol, da exploração de animações em computadores, filmes e aulas expositivas adquiriu-se conhecimento para o entendimento de duas aplicações: construção de um relógio de Sol e a instalação de coletores de energia solar para aquecimento de água. Elaboramos atividades com diferentes metodologias para que o aluno pudesse perceber a necessidade de se aprender conteúdos de Matemática. Para isso abordamos a necessidade histórica da utilização desses conhecimentos e a utilização dos mesmos para solução de problemas práticos relativos aos movimentos aparentes do Sol. A Matemática ocupou papel central na realização das atividades, mas foi necessário utilizarmos conhecimentos de outras áreas tais como: introdução à astronomia, coordenadas geográficas, conservação de energia, sociologia, meio ambiente etc. para um aprendizado mais significativo e abrangente da proposta constituindo- se um trabalho interdisciplinar.
Arquivo PDF document 2011_OLIVEIRA_D_UFSCAR.pdf — Documento PDF, 7.42 MB