Geometria e astronomia: uma proposta de sequência didática para um ensino interdisciplinar

SERPELONI, Rodrigo Martins
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 67p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe; José Vieira do Nascimento Júnior.).

Resumo Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho para alunos do Ensino Fundamental e Médio tendo como instrumento principal do trabalho uma Sequência Didática, na busca de se solucionar uma grande dificuldade de aprendizagem revertida no baixo rendimento da disciplina de Matemática na primeira unidade letiva. Neste trabalho busca-se melhorar questões de visualização e aplicação da Geometria em problemas reais mostrando o quanto a Geometria foi utilizada para a solução de questões na Astronomia. Este trabalho foi aplicado na turma de terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina envolvendo 32 estudantes após identificação do baixo índice de rendimento na primeira unidade letiva, que traz em sua proposta curricular noções de Geometria/Iniciação a Trigonometria, no sentido de auxiliar o professor tornando a aula prazerosa e interessante para os alunos.
Palavras-chave Astronomia, Ensino de Astronomia,Geometria,Sequência Didática.