NETO, Antonio Levorci
Gestão do conhecimento como instrumento de gestão em uma IFES: diagnóstico e proposições para o Observatório Astronômico da UFRGS
Porto Alegre/RS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, 2016. 143p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Artur Eugênio Jacobus).
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Resumo |
As mudanças no modo pelo qual entendemos a ciência, o trabalho e a própria
vida em sociedade têm acentuado a velocidade da informação e a necessidade de
conhecimento em nossa época. Surge, nesse contexto, um modelo gerencial que se
propõe a administrar o conhecimento organizacional por meio dos processos de
identificação, criação, armazenamento, compartilhamento e utilização do
conhecimento: a gestão do conhecimento (GC). O objetivo deste trabalho foi, a partir
da abordagem da gestão do conhecimento, realizar estudo sobre o conhecimento
organizacional do Observatório Astronômico (OA) da UFRGS conduzindo a um projeto
para implantar um programa de gestão do conhecimento organizacional para a
administração pública no OA. O órgão estudado faz parte da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS), que é uma das Instituições Federais de Ensino Superior
(IFES) do sistema federal de ensino superior. A metodologia utilizada foi o estudo de
caso único com a utilização de entrevista semiestruturada, questionário e análise
documental. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. A análise do
conhecimento organizacional do Observatório Astronômico da UFRGS, por meio do
estudo de caso, indicou dados importantes para a gestão do órgão e com relevância
para a comunidade acadêmica interna e externa à UFRGS. Os resultados do estudo
acrescentam novos conhecimentos sobre o órgão investigado e indicam necessidade
de melhorias nos processos do órgão, especialmente com relação à divulgação das
atividades. Este estudo também apresentou a gestão do conhecimento como
instrumento de gestão indicado ao Observatório Astronômico da UFRGS. As práticas
de GC descritas por Batista e Quandt (2015) foram apresentadas como alternativa
para se aumentar a eficiência de Instituições Federais de Ensino Superior. Como
resultado final deste trabalho, o Projeto de Gestão do Conhecimento Organizacional
do OA apresenta práticas de GC sugeridas ao Observatório Astronômico com base
no referencial teórico, na análise dos dados empíricos da pesquisa e no olhar deste
pesquisador, que é membro da equipe do órgão.
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Palavras-chave |
Gestão do conhecimento, Práticas de gestão do conhecimento, Instituição federal de ensino superior.
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Abstract |
Changes in the way we understand science, work and life itself in society have
accentuated the speed of information and the need for knowledge in our time. In this
context, a managerial model is proposed that aims to manage organizational
knowledge through the processes of identification, creation, storage, sharing and use
of knowledge: knowledge management (KM). The objective of this work was, based
on the knowledge management approach, to carry out a study about the organizational
knowledge of the UFRGS Astronomical Observatory (AO) leading to a project to
implement an organizational knowledge management program for public
administration in AO. The body studied is part of the Federal University of Rio Grande
do Sul (UFRGS), which is one of the Federal Institutions of Higher Education (IFES) of
the federal system of higher education. The methodology used was the single case
study with the use of semi-structured interview, questionnaire and documentary
analysis. For analysis of the data, the content analysis was used. The analysis of the
organizational knowledge on UFRGS Astronomical Observatory, through the case
study, indicated important data for the management of the body,with relevance to the
academic community internal and external to the UFRGS. The results of the study add
new knowledge about the body investigated and indicate the need for improvements
in the body processes, especially in relation to the dissemination of activities. This
study also presents knowledge management as a management tool indicated to the
UFRGS Astronomical Observatory. The KM practices described by Batista and Quandt
(2015) were presented as an alternative to increase the efficiency of Federal
Institutions of Higher Education. As a final result of this work, the Project of
Organizational Knowledge Management on AO presents KM practices suggested to
the Astronomical Observatory based on the theoretical reference, the analysis of the
empirical data of the research and the look of this researcher, who is a member of the
team of the body studied.
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Keywords |
Knowledge management, Knowledge management practices, Federal institution of higher education.
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Nível |
Mestrado
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