Guia para o ensino de Astrobiologia na Amazônia: contextualizações para a educação básica.

SILVA, Lizangela Maria Almeida da
Guia para o ensino de Astrobiologia na Amazônia: contextualizações para a educação básica.
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 206p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Amâncio Cesar Santos Friaça).

Resumo Este trabalho apresenta como proposta a produção de um Guia para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, com foco na contextualização, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade que podem ocorrer entre o ensino de ciências, a Astrobiologia e a vivência e conhecimento da Região Amazônica. O presente projeto procurou enfrentar dois problemas que surgiram durante a sua execução: a falta de tempo dos professores para planejamento de propostas de aulas e atividades interdisciplinares e transdisciplinares; a fragmentação da formação científica dos professores. Assim, na produção deste Guia, utilizou-se como suporte teórico a Teoria da Transposição Didática para interligar o conhecimento proveniente da pesquisa em Astrobiologia às situações na sala de aula. Empregou-se também o recurso dos mapas conceituais para apresentar diferentes possibilidades de identificação do conteúdo astrobiológico com os conteúdos de ensino do professor. O Guia foi organizado em tópicos de ensino de ciências inspirados nos eixos de pesquisa em Astrobiologia desenvolvidos conjuntamente com os professores que fizeram parte deste trabalho. Ao final, os professores conseguiram identificar possibilidades de aplicação dos temas de Astrobiologia em suas aulas, conectando e ampliando os assuntos abordados em diversas disciplinas. Criou-se um ambiente de aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar entre os professores de diferentes áreas, confirmando o papel da Astrobiologia como integradora de conhecimentos. Espera-se que o Guia, e seus subprodutos, a Rede de Ensino de Astrobiologia Pará e a Feira de Ciências (com a inclusão da Astrobiologia) representem uma contribuição significativa a um empreendimento educacional de grande alcance para formar cidadãos com maior compreensão do mundo em que vivemos e uma consciência mais clara de suas responsabilidades.
Palavras-chave Astrobiologia, Ensino de Ciências, Contextualização, Transposição Didática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Amazônia
Abstract This work proposes the production of a Guide for the teaching of Astrobiology in the Amazon, focusing on the contextualization, interdisciplinarity and transdisciplinarity that can occur between the teaching of sciences, Astrobiology and the experience and knowledge of the Amazon Region. The present project tries to address two problems that arose during its execution: the lack of time for teachers to plan interdisciplinary and transdisciplinary classroom activities; the fragmentation of the scientific training of teachers. Thus, in the production of this Guide, we used as theoretical support the Didactic Transposition Theory to interconnect the knowledge from the research in Astrobiology to the situations in the classroom. Conceptual maps also have been used to present different possibilities of identification of the astrobiological content with the teaching contents in classroom. The Guide was organized in topics of science teaching inspired by the research axis in Astrobiology developed jointly with the teachers who took part in this work. At the end, the teachers were able to identify possibilities of applying the themes of Astrobiology in their classes, connecting and extending the subjects covered in various disciplines. An interdisciplinary and transdisciplinary learning environment was created among teachers from different areas, confirming the role of Astrobiology as an integrator of knowledge. The Guide, and its byproducts, the Pará Astrobiology Teaching Network and the Science Fair (with the inclusion of Astrobiology) are expected to make a significant contribution to a far-reaching educational enterprise to endow citizens with a greater understanding of the world in that we live and clearer awareness of their responsibilities.
Keywords Astrobiology, Science education, Contextualization, Didactic Transposition, Interdisciplinarity, Transdisciplinarity, Amazon.
Nível Mestrado