Herança cultural Judaica na Astronomia no período dos grandes descobrimentos

PEREIRA, Rita de Cássia de Oliveira Lima
Herança cultural Judaica na Astronomia no período dos grandes descobrimentos
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Delson C. de Jesus).

Resumo O presente trabalho trata da participação dos astrônomos judeus na época dos grandes descobrimentos. Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e seu sucesso não teria acontecido sem a maciça colaboração dos cientistas judeus. A sua contribuição formou a base da economia, da administração e do comércio na Península Ibérica. Realizamos uma revisão bibliográfica das principais contribuições sobre esta temática, cujos conteúdos foram trabalhados em sala de aula na forma de textos, atividades, oficinas, seminários interdisciplinares e produção de jogos educativos. O resultado desta pesquisa tem como produtos educacionais: um manual para o Ensino Fundamental I, que contém roteiro de oficina, músicas, jogos e paradidáticos e uma sequência didática (SD) para o Ensino Médio para auxiliar docentes em seu exercício em sala de aula. Estes produtos objetivam difundir a Astronomia na educação básica, resgatando a participação importante e histórica dos judeus na Ciência, nesta área.
Palavras-chave Astronomia, judeus, herança, descobrimentos, ensino
Abstract The present work deals with the participation of the Jewish astronomers in the time of the great discoveries. Portugal was the pioneer in the great navigations and its success would not have happened without the massive collaboration of the Jewish scientists. Its contribution formed the basis of the economy, administration and commerce in the Iberian Peninsula. We carried out a bibliographical review of the main contributions on this subject, whose contents were applied in the classroom in the form of texts, activities, workshops, interdisciplinary seminars and the production of educational games. The result of this research has as educational products: a manual for Elementary School I, which contains a workshop script, songs, games and paradidatic titles and a didactic sequence (SD) for Secondary Education to assist teachers in their classroom exercise. These products aim to spread Astronomy in basic education, rescuing the important and historical participation of the Jews in Science in this area.
Keywords Astronomy, Jews, heritage, discoveries, teaching.