História da Ciência em um curso de licenciatura em Física: a gravitação newtoniana e a gravitação einsteniana como exemplares

DANIEL, Gilmar Praxedes
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2011. 404p. Tese de Doutorado. (Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi).

Resumo Nas últimas décadas, a relevância da história da ciência tem sido reconhecida por uma parcela significativa de pesquisadores da área de ensino de ciências. Entre eles, é consensual que o tratamento dos conteúdos científicos na educação formal deve potencializar uma reflexão sobre o processo histórico de produção e transformação dos conceitos e teorias científicas, ou seja, ao ensinar ciência é imprescindível ensinar sobre ciência. Para estes pesquisadores, um esforço didático-pedagógico nesta direção permitiria aos estudantes uma melhor compreensão da atividade científica, vinculando-a ao contexto de sua produção. Todavia, ao lado do reconhecimento do potencial educativo da história da ciência a pesquisa na área tem apontado alguns problemas e limites interpostos ao seu efetivo uso na educação científica. Um deles, por exemplo, situa-se no relativo descompasso entre o volume e qualidade das reflexões e propostas acadêmicas e seus desdobramentos no campo das ações empíricas em sala de aula, o que sinaliza a necessidade de se articular, de forma mais efetiva, a história da ciência à formação do professor, no caso do licenciando em Física. Nesta perspectiva, tendo como referência os estudos sobre transposição didática e os princípios educativos da dialogicidade e da problematização, elaborou-se e implementou-se uma proposta de ação didático-pedagógica. Esta foi materializada em uma sequencia didática composta por duas unidades: a primeira, abordando a revolução copernicana e a gênese da gravitação newtoniana; e a segunda, contemplando as transformações nas teorias e conceitos científicos, que permitiram a emergência da gravitação einsteiniana. A experiência foi desenvolvida com um grupo de sete estudantes de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública, regularmente matriculados na disciplina Evolução dos Conceitos de Física. Para obtenção de dados empíricos foram utilizados questionários e entrevistas, sendo esses instrumentos elaborados e aplicados observando-se os procedimentos e recomendações pertinentes às abordagens qualitativas. A análise dos dados forneceu indicativos de que a intervenção didática contribuiu para que os estudantes desenvolvessem uma melhor compreensão acerca dos aspectos da natureza da ciência priorizados no trabalho, assim como a sua articulação ao ensino de física. No entanto, evidenciou-se também a vitalidade da concepção empírico-indutivista na estrutura cognitiva dos estudantes, sinalizando que um empreendimento como este não pode ser feito em uma única disciplina, mas deve ser negociado no curso, no sentido de se tornar uma preocupação coletiva no processo de formação dos futuros professores.