CHINELLATO, Juliana de Paula
História da Ciência, ensino e divulgação científica no Brasil: Ronaldo Mourão e a revista Ciência Popular (1950-1970)
São Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC- SP, 2016. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Helena Roxo Beltran).
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar as visões de ciência e história da ciência
presentes nos conteúdos de Astronomia apresentados por Ronaldo Mourão na
revista Ciência Popular, veiculada no Brasil entre 1950 e 1970. Iniciamos nosso
trabalho com o debate sobre o que se entende por divulgação científica atualmente
e quais são os termos de discussão neste campo. Por sabermos que, ao
compreendermos as maneiras de difusão do conhecimento e o contexto
sociocultural de uma época, podemos também entender a relação estabelecida
entre ciência e sociedade, apresentamos como os projetos educacionais norte-
americanos influenciaram o ensino de ciências no Brasil no período da Guerra Fria e
como a revista Ciência Popular contemplou a divulgação da ciência neste período.
Para desenvolver este trabalho, foi necessário realizar um paralelo entre aspectos
apresentados por historiadores da ciência e pesquisadores de educação, em busca
de estabelecer critérios que permitissem reconhecer que os artigos escritos por
Ronaldo Mourão sobre Astronomia são incluídos em uma problemática mais ampla,
pois, apesar de estar inserido no contexto de sua época, muitas vezes o estudioso
fez abordagens com uma perspectiva diferente do período em estudo, o que
provavelmente implicou nos direcionamentos de sua carreira e também pode ter
influenciado a visão de ciência e de história da ciência de muitos leitores da revista.
É nesta conjuntura que reforçamos a necessidade de repensar que tipo de educação
científica promovemos, bem como o papel da divulgação da ciência para a formação
do cidadão crítico.
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Palavras-chave |
História da Ciência, Ensino, Divulgação Científica, Ronaldo Mourão, Astronomia, Guerra Fria, Revista Ciência Popular
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Abstract |
This work aims to analyze the views of science and history of science present in
Astronomy content presented by Ronaldo Mourão in Popular Science Magazine,
broadcast in Brazil between 1950 and 1970. We began our work with the discussion
of what is meant by scientific communication currently and what are the terms of
discussion in this field. Understanding the ways of dissemination of knowledge and
the socio-cultural context of the time, we can also understand the relation between
science and society, present in the American educational projects, had influenced the
teaching of science in Brazil in the period of War Cold and as Popular Science
magazine included the dissemination of science in this period. To develop this work,
it was necessary to conduct a parallel between aspects presented by historians of
science and education researchers, seeking to establish criteria that allow recognize
that articles written by Ronaldo Mourão about astronomy are included in a broader
problem, because although to be placed in the context of his time, often the
researchers made approaches with a different perspective of the period in study,
which probably resulted in the directions of his career and may also have influenced
the vision of science and history of science of many readers magazine. It is at this
juncture that we emphasize the need to rethink what kind of science education
should be promoted, and the role of dissemination of science to the formation of
critical citizens.
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Keywords |
History of Science, Teaching, Scientific divulgation, Ronaldo Mourão, Astronomy, Cold War, Magazine Popular Science
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Nível |
Mestrado
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