ANJOS, Paola Trama Alves dos
Inclusão escolar de alunos com deficiência: as (im)possibilidades através do olhar de quatro professores de Ciências
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2012. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eder Pires de Camargo).
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Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo conhecer as concepções de professores de ciências
sobre a inclusão de alunos cegos em aulas de astronomia e de que forma estas concepções
relacionam-se com a mobilização de diferentes saberes docentes para a adaptação de
atividades relacionadas ao assunto para esses alunos. Para tal, inicialmente traçamos um
panorama da Educação Inclusiva com as modificações dos conceitos e terminologias, as
legislações nacionais e iniciativas internacionais que influenciam nas discussões desse tema
e um levantamento dos trabalhos apresentados na última década referentes ao Ensino de
Física para alunos com deficiência visual. Na sequência buscamos compreender as
concepções sobre inclusão dos professores à luz da Teoria das Representações Sociais que,
de acordo com Moscovici, pode ser entendida como teoria do senso comum (ou
conhecimento prático), cuja função é orientar o comportamento e a comunicação dos
indivíduos e é construída na sociedade, de forma coletiva. Por fim, com relação aos saberes
docentes, orientamos nossas discussões a partir das classificações propostas por Gauthier e
outros, Pimenta e Tardif. Para a constituição dos dados, utilizamos um questionário inicial
com respostas dissertativas, entrevistas semi-estruturadas e uma atividade proposta no
Caderno do Professor, da 7a série (8o ano) do Ensino Fundamental, do Currículo do Estado
de São Paulo, com 4 professores de perfis diferentes. Após a análise dos dados, por meio de
análise de conteúdo, pudemos inferir que é necessária uma reformulação nos cursos de
graduação e de formação continuada dos professores de ciências, para que esses
professores possam repensar suas concepções acerca da inclusão e mobilizar novos saberes
neste contexto inclusivo. Indicamos que os professores entrevistados ainda não possuem
uma visão clara das possibilidades da inclusão de alunos cegos nas aulas de astronomia e é
necessário um olhar cuidadoso do poder público para com a formação dos professores de
modo a permitir um reconhecimento das possibilidades das pessoas cegas, do papel da
educação/escola e professor para essas pessoas assim como para as pessoas com outras
deficiências e sem deficiência e, dessa forma, assegurar um aprendizado efetivo para todos
os alunos.
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Palavras-chave |
Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Representações Sociais, Saberes Docentes.
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Abstract |
This study aimed to identify the conceptions of science teachers on the inclusion of blind
students in astronomy classes and how these concepts relate to the mobilization of different
teacher knowledge for adaptation activities related with the theme for those students. To do
this, first we draw a overview of Inclusive Education with the modifications of the concepts
and terminology, national laws and international initiatives that influence the discussions of
this topic and a survey of the papers presented in the last decade for the Teaching of Physics
for students with visual impairments. Following we seek to understand the concepts of
inclusion of teachers to the Theory of Social Representations that, according to Moscovici,
can be understood as a theory of common sense (or knowledge), whose function is to guide
the behavior and the communication of individuals and it is constructed in society,
collectively. Finally, with respect to teacher knowledge, we guide our discussions from the
classifications proposed by Gauthier and others, Pimenta and Tardif. For the constitution of
the data we used an initial questionnaire with essay responses, semi-structured interviews
and a proposed activity in the “Caderno do Professor”, 7th grade of the Elementary School
Curriculum of the State of São Paulo, with four teachers of different profiles. After analyzing
the data through content analysis, we infered that an overhaul is needed in graduate and
continuing education of science teachers, for these teachers to rethink their views about
inclusion and mobilize new knowledge in this context inclusive. We indicated that
interviewed teachers do not yet have a clear vision of the possibilities of inclusion of blind
students in astronomy classes and it takes a careful look at the government towards the
training of teachers to enable recognition of the possibilities for blind people , the role of
education / school and teacher to these people as well as people with other disabilities and
without disabilities, and thereby ensure effective learning for all students.
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Keywords |
Science Teaching, Inclusive Education, Visual Impairment, Social Representations, Teachers Knowledge.
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Nível |
Mestrado
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