ROBERTO, Leonardo de Areal Maximiano
Inclusiva para o Ensino I Prática Inclusiva para o Ensino Inclusivo de Óptica e Astronomia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2016. 114p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jaime Fernando Villas da Rocha).
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo criar um produto para dar suporte aos
professores de Física da rede regular de ensino, pública e particular, possam
amenizar suas dificuldades encontradas na produção de material didático e
práticas pedagógicas para lidar com o ensino e aprendizagem dos princípios
da óptica, comportamento óptico de lentes e astronomia também para alunos
com baixa ou nenhuma capacidade de vidência. Segundo o artigo 58 do
capítulo V lei no 9.394, da Lei de Diretrizes e Base de 1996, tais alunos com
deficiência têm assegurado o direito de se matricularem na rede regular de
ensino. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um guia didático-
ilustrativo que visa a construção de um aparato para o ensino inclusivo de
óptica geométrica, comportamento de lentes e astronomia que se apresenta
como uma proposta inovadora e complementar a trabalhos já realizados na
área. Além de toda parte teórica este trabalho traz uma descrição dos
resultados e da experiência docente vivida na aplicação dos kits para alunos
videntes e deficientes visuais, no âmbito de um ensino inclusivo.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Óptica geométrica, Astronomia, kit didático, Ensino inclusivo e deficiência visual.
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Abstract |
This work aims to create a product to support physic`s teachers from
public and private schools in order to alleviate their difficulties in the production
of teaching materials and teaching practices to deal with the teaching and
learning of the principles of optical, optics behavior and astronomy for students
with low or no clairvoyance ability to attend regular schools. According to Article
58 of Chapter V of Law No. 9.394, from the 1996`s Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, such students with disabilities are guaranteed the right to enroll in
regular schools. In this sense, this work presents a didactic and illustrative
guide that aims to build an apparatus for inclusive teaching geometrical optics,
lenses behavior and astronomy which presents itself as an innovative and
complementary proposal for work already done in the area. In addition to all,
this theoretical work provides a description of the results and teaching
experience lived in application of kits for seers and visually impaired students,
as part of an inclusive education.
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Keywords |
Physics education, geometrical optics, astronomy, teaching kit, inclusive education and visual impairment
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Nível |
Mestrado
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