Indícios de alfabetização científica e a relação com o saber em uma proposta fundamentada na aproximação entre literatura infantil e ensino de ciências

MONDEK, Suelen Aparecida
Indícios de alfabetização científica e a relação com o saber em uma proposta fundamentada na aproximação entre literatura infantil e ensino de ciências
Londrina/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2018. 109p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João Paulo Camargo de Lima).

Resumo O ensino de Ciências permite introduzir e explorar informações relacionadas aos fenômenos naturais, à saúde, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente. Diante de tal abrangência, foi elaborado e aplicado um produto educacional (PE) – Literatura Infantil intitulado “Encontro com a Ciência” com base nos princípios da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A aplicação deste produto foi realizada em uma turma de 5o ano do Ensino Fundamenta I da Rede Municipal da cidade de Cambé – PR, abordando fenômenos físicos e químicos e noções de astronomia. No momento da prática docente realizei a estratégia de leitura por andaime (scaffolding) descrita por Graves e Graves (1995) dividida em três partes: (i)Pré-Leitura; (ii)Leitura; e, (iii)Pós-Leitura. O encaminhamento metodológico adotado apresentou uma abordagem qualitativa e, na organização e leitura interpretativa dos dados, utilizei a análise de conteúdo de Bardin (2011). Para fundamentar a análise dos diálogos transcritos da gravação vinculados pelas três partes da leitura do PE, empreguei os indícios de Alfabetização Científica de Sasseron e Carvalho (2010) e a Relação com o Saber de Charlot (2000). Dessa forma, a questão principal da pesquisa é: Quais as evidências de Alfabetização Científica (AC) e da Relação com o Saber apresentadas pelos estudantes do Ensino Fundamental a partir da utilização de uma proposta de aproximação entre Literatura Infantil e o Ensino de Ciências? Para responder a essa questão apresento como objetivo geral possibilitar um ensino voltado às proximidades entre ambas as áreas do conhecimento e interpretar as possíveis evidências advindas da aplicação do PE a qual revelou, em síntese, meio aos resultados, a interação e a dialogicidade em sala de aula, bem como indica o potencial de articular a literatura infantil e o ensino de ciências. Almejo, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas o uso de literatura infantil para o ensino, mas também as reflexões que permitem caminhos para a transformação da prática docente norteada pelo planejamento didático, visto que esta pesquisa apresenta como resultado indícios de relação pessoal, social e epistêmica com o saber e de alguns indicadores da alfabetização científica, tais como, previsão, justificativa, levantamento de hipóteses, raciocínio proporcional, explicação, classificação de informações e seriação de informações presentes nos diálogos transcritos e registros de atividades desenvolvidas pelos estudantes em sala de aula.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Literatura Infantil, Perspectiva CTSA, Relação com o saber, Alfabetização Científica
Abstract Science education allows to introduce and to explore informations related to natural phenomena, health, technology, society and the environment. Due this comprehensiveness, an educational product was elaborated and applied – Children’s Literature entitled “Encounter with Science” based on Science, Technology, Society and Environment principles. The application of this product was accomplished in a 5th grade class of Elementary School of the municipal system of the city Cambé – PR, approaching the concepts of physical and chemical phenomena and a thematic about notions of astronomy. At the moment of teaching practice I performed the scaffolding reading strategy described by Graves and Graves (1995) in three parts: (I) Pre- reading; (II) Reading; and (III) Post-Reading. The methodological method adopted was a qualitative approach and, in the organization and interpretive reading of data, the content analysis of Bardin (2011) was used. To substantiate the analysis of the transcribed dialogues from the record linked by the three parts of the educational product reading, I used the concepts regarding Scientific Literacy of Sasseron and Carvalho (2010) and Relation with Knowledge of Charlot (2000). Thus, the main question of the research: What are the evidences of Scientific Literacy and the Relationship with Knowledge presented in students of Elementary School from the use of a proposal of an approximation between Children’s Literature and Science Teaching? In order to answer this question, I present as a general objective the possibility of directed teaching between these two areas of knowledge and interpretation of the possible evidence from the application of the educational product which revealed, in synthesis, due the results, interaction and dialogue in the classroom, as well as indicates the potential to articulate both areas of knowledge. I desire, therefore, that the research presented here contributes to debates that involve not only the use of children’s literature for teaching, but also to reflections that allow paths for the transformation of teaching practice guided by didactic planning, since this research presentes indications of personal, social and epistemic relationship whith knowledge ando f some indicators of scientific literacy, suchy as prediction, justification, hypothesis collection, proportional reasoning, explanation, classification and classification of information present in the transcribed dialogues and records of activities developed by students in the classroom.
Keywords Science Teaching, Children’s Literature, Perspective CTSA, Relationship with knowledge, Scientific Literaccy.
Nível Mestrado