Inserção de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio usando a Astronomia como mediadora do processo de ensino-aprendizagem

LIMA, Cledston Mario de Santana
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 141p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto de Lima Ribeiro).

Resumo Esta pesquisa apresenta os resultados de uma proposta para a inserção de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. Para isso, foi usada a Astronomia como motivadora, mostrando toda a relação e influência entre as duas áreas. A aplicação foi feita em quatro turmas da Terceira Série do Ensino Médio, um total de 123 estudantes, por entender que os mesmos possuem maturidade conceitual e intelectual para a compreensão do conteúdo e execução das tarefas propostas. Os conteúdos escolhidos para tal foram: Evolução Estelar, que usa basicamente conceitos da Física Nuclear; Radiação Térmica e Espectroscopia, base para a compreensão da composição de uma estrela; e por fim, o Efeito Fotoelétrico, que influenciou tanto a Astronomia Observacional. Foi adotado o método investigativo, relacionando teoria e experimento, com o objetivo de provocar nos estudantes um senso crítico científico, proporcionando uma visão ampla dessa atividade. Em geral, as atividades foram integradas aos conteúdos vistos em sala de aula, com o auxílio da internet, como redes sociais em geral. Percebeu-se um forte envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, tendo ficado claro esse aspecto pela forma como executaram as tarefas. Ao final foi desenvolvido um produto educacional, na forma de um livro, produzido a partir das notas de aula executadas, abordando as principais ideias que levaram ao entendimento atual da Evolução Estelar, dando ênfase às contribuições das descobertas iniciais que levaram ao que se conhece hoje como Física Moderna.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Física Moderna, Currículo, Problematização na Sala de Aula, Relação Teoria-Experimento;Ciência e Tecnologia.