Integração de tópicos de Física Moderna e Astronomia: uma abordagem na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa

MACHADO, Tairine Lemes Dias
Campo Grande/MS, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2016. 142p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Hamilton Perez Soares Corrêa).

Resumo Nas últimas duas décadas houve um crescimento das pesquisas em ensino de Física que visam à inserção e abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, fato que tem refletido em vários currículos no âmbito nacional e regional que aos poucos vem fazendo inserções destes conteúdos. No que se refere a estratégias pedagógicas de ensino, é extremamente importante que sejam feitas de forma articulada e contextualizada tanto com a realidade do aprendiz quanto com a história da ciência. Como uma contribuição para as inovações das práticas de abordagens e com o acervo de materiais didáticos, voltados ao estudo de tópicos de FMC, este trabalho apresenta a proposta de um conjunto de atividades a partir do tema “Luz das Estrelas”, como estratégia para a abordagem de tópicos de FMC integrados a Astronomia. Nele são feitas as seguintes conexões de estudo, a Luz das Estrelas, o desenvolvimento da Espectroscopia e a Radiação do Corpo Negro. Fez-se uma aplicação com um grupo composto por alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande, pertencente à rede estadual do Mato Grosso do Sul. O trabalho é fundamentado em elementos da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, como estratégia para o levantamento de dados foi usado questionários, e diário de bordo, e complementados por fotografias dos momentos de interações, os materiais textuais produzidos pelos alunos foram analisados a partir da Análise do Conteúdo Categorial. Os resultados mostram que, o conjunto temático de atividades pode ser considerado um material potencialmente significativo, as categorias levantadas, com base nos discursos escritos e citações dos cursistas, apontam indícios da construção de uma Aprendizagem Significativa.
Palavras-chave Física Moderna e Contemporânea, Astronomia, Materiais didáticos, Aprendizagem Significativa.