OLIVEIRA, Gêison Mendes de Freitas de
Integrando o conteúdo de MCU e MHS por meio de observação as Luas de Júpiter
Bagé/RS, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2018. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Guilherme Frederico Marranghello).
|
Resumo |
Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho para integrar os conceitos do
Movimento Circular Uniforme e do Movimento Harmônico Simples, relacionando-os a
partir de observações das luas de Júpiter. Este trabalho foi realizado com os alunos de
segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete, no ano
de 2017. Nosso trabalho baseou-se em uma vertente construtivista do conhecimento,
sendo mais específico na aprendizagem significativa. Isto nos traz uma série de
argumentos para a construção do conhecimento, e particularmente nos fala que o material
a ser utilizado também deve ter significado para o aluno. Assim propomos uma sequência
de atividades baseadas nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, com o
intuito de trazer um material realmente significante e que desperte o interesse pela
Ciência em nosso aluno. Nesta sequência, trazemos uma série de atividades como
simulações computacionais, observações das luas de Júpiter e modelagens dos
movimentos das luas através das anotações das observações. Na análise dos dados
foram utilizadas rubricas, do ponto de vista de uma análise qualitativa, e o uso de pré e
pós-testes, em um delineamento experimental, avaliada segundo o teste “t de Student”,
do ponto de vista de análise quantitativa. Os resultados nos mostram que essa sequência
contribuiu para uma aprendizagem significativa dos estudantes, mostrando que os alunos
obtiveram uma evolução na construção do conhecimento após as atividades.
|
Palavras-chave |
UEPS, Luas de Júpiter, MCU, MHS.
|
Abstract |
In this thesis, we present a work proposal to integrate the concepts of Uniform Circular
Movement and Simple Harmonic Movement with some observations on the moons of
Jupiter. This research was conducted with the 2nd Grade students from Instituto Federal
Farroupilha – Alegrete in 2017. More specifically, we investigate the significant learning
which is based on Constructivist approach. It gives us a series of arguments on knowledge
construction as the didactic material has to be meaningful to the students. This way, we
propose a sequence of activities based in the Potentially Meaningful Teaching Units
(PMTU), aiming to bring a material that is really significant and raise the students’ interest
in science. We made several activities such as computer simulations, observations on the
moons of Jupiter, and modeling the motions of the moons through observations notes. In
the data analysis, it was applied rubrics from a qualitative viewpoint as well as pretest and
posttest activities in the experimental research, assessing with the Student’s t- test. The
results show us that that sequence was successful in relation to significant learning,
showing that the students improved in knowledge construction after the activities.
|
Keywords |
PMTU, Moons of Jupiter, MCU, MHS.
|
Nível |
Mestrado
|
Arquivo |
2018_Oliveira_D_Unipampa.pdf
—
Documento PDF,
4.25 MB
|